“Estou completando 53 anos com muita gratidão. Nunca fui muito ligada a essa coisa de números, mas gosto de comemorar a vida. Amo viver e já passei por situações muito delicadas, de morte com um queda de avião. Então, se Deus me permitiu estar viva e comemorar mais uma ano de vida, vamos comemorar”, declarou Valenssa.
A modelo e atriz Valeria Valenssa tornou-se um rosto muito conhecido dos brasileiros entre os anos 90 e o início deste século no papel de Globeleza.
Ela aparecia sambando lindamente na vinheta de Carnaval da Globo e ficou famosa como a eterna Globeleza, embora o papel também tenha sido exercido por outras atrizes.
No início de maio de 2024, ela foi destaque em matéria do GShow, da Globo, por ocasião do Dia das Mães.
Valenssa, de 52 anos, falou sobre a experiência de morar separada dos filhos João Henrique, de 21 anos, e José Gabriel, de 20 anos.
Os dois são filhos de Valenssa com Hans Donner, designer de origem alemã que criou vinhetas e aberturas de diversos programas famosos da Globo.
A artista disse que a decisão dos filhos de viverem com o pai foi serena: “Moramos próximo, nos falamos todos os dias e estou envolvida com tudo deles. Faço meu papel de mãe e e o Hans o de pai.”
“É um momento para todos e uma experiência boa para eles morarem com o pai. Foi pensado e foi para tudo”, declarou Valenssa.
A primeira Globeleza comentou que os filhos estão em uma fase boa da vida. João Henrique faz faculdade de direito e José Gabriel estuda cinema.
Em 2019, Valenssa revelou que ela e Hans Donner haviam se separado após 27 anos de união. “Acabou por um desgaste natural do tempo. Hoje ele é um amigo e vai ser sempre importante para mim”, afirmou à revista Marie Claire.
Em 2003, Valenssa fez uma das suas últimas aparições como Globeleza grávida do filho mais velho. 'Momento único e de muita sensibilidade”, derramou-se. Ela afirmou que a maternidade foi um sonho realizado, após dificuldades para engravidar e durante a gestação.
“Como tudo na vida passa, hoje vejo os meninos grandes, estudando, trabalhando, sendo responsáveis porque eles sabem das consequência de todas as suas escolhas”, frisou.
Valéria Valenssa nasceu no dia 5 de outubro de 1971 no Rio de Janeiro. Sua carreira artística teve início aos 15 anos, em desfiles e atuando em comerciais.
Hans Donner fez o convite para Valenssa participar da vinheta de carnaval da Globo após vê-la participar de uma edição do concurso Garota de Ipanema, em 1989.
Em 1993, ela voltou para a emissora, quando passou a pintar o corpo e se fixou por 12 anos como rosto do “Carnaval Globeleza”.
O “reinado” de Valenssa durou até 2005, quando ela ficou grávida do seu filho e transferiu o título para Giane Carvalho.
Valéria Valenssa desfilou no carnaval carioca em 2024 pela União de Maricá, escola da Série Ouro. A família da modelo mora na cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro há 30 anos.
A eterna Globeleza pisou na Sapucaí após 20 anos como embaixadora da escola de Maricá. Ela desfilou com vestido longo e explicou a escolha: ‘Eu acho que essas fantasias não combinam mais comigo. Eu sonhei com essa roupa, idealizei cada detalhe.”
Em 20 de novembro de 2023, Dia da Consciência Negra, Valenssa participou do especial Falas Negras, da Rede Globo.
Em entrevista à Coluna Play, da Globo, ela falou de seu momento profissional: “Estou hoje no auge dos meus 52 anos e desejando crescer ainda mais profissionalmente. Me sinto preparada para fazer novos trabalhos, sejam eles como atriz ou apresentadora”.