O Diário do Nordeste informou que, entre as ações, estão mergulhos para recolhimento da espécie e o estímulo ao consumo do peixe. O grupo quer capacitar líderes comunitários e guias turísticos para o trabalho ambiental. O projeto destaca que o peixe tem sabor de lagosta e pode ser uma opção para pesca.
Mas o peixe-leão, segundo cientistas, é arriscado para saúde humana. Um estudo publicado em julho por cientistas da Universidade Federal do Ceará afirma que ele tem contaminantes inorgânicos nocivos para o organismo.
O fato é que o peixe é um alimento nutritivo e saboroso. Por isso, deixando o peixe-leão de lado em meio à controvérsia, veja alguns pratos feitos com pescado que compõem refeições equilibradas.
Tipos de peixes que podem ser excelentes escolhas para um encontro entre amigos ou eventos festivos reunindo a família. E que, após o preparo, além de aroma e sabor, proporcionam um belo visual na mesa.
Bacalhau: Valorizado pelo seu sabor e pela qualidade das suas postas, não é um peixe que costuma agradar a todos. Mas, para quem gosta, é uma escolha que faz sucesso.
Por conta do seu gosto bastante característico, o bacalhau requer uma técnica de preparo cuidadosa para que se tire o melhor dele. Por ser muito flexível, ele pode ser cozinhado de várias maneiras, como assado ou grelhado, assumindo sabores diferentes em cada receita.
A forma mais comum de prepará-lo inclui batatas, cebolas, azeitonas, tomates e, é claro, muito azeite! Há quem acrescente ovos cozidos e fatiados na decoração do prato.
Salmão: O salmão é um peixe muito apreciado por aqueles que desejam uma refeição mais refinada. Com postas largas, é suculento e macio.
Com um sabor único e marcante, o salmão também é conhecido por ter uma carne muito saudável, devido ao seu alto teor de ômega-3, uma gordura boa para o coração.
O salmão é muito versátil e pode ser consumido cru, cozido, assado ou até mesmo levemente cozido. Costuma combinar bem com batatas, diversos tipos de arroz, molhos brancos ou cítricos (com frutas) e saladas!
Linguado: O linguado é um peixe delicado, com filés finos, ideal para os que preferem carnes mais leves. Assim como o salmão, o linguado é excelente fonte de ômega-3, além de conter quantidades significativas de minerais como zinco e ferro.
O linguado costuma ficar ótimo quando preparado no vapor, assado, cozido ou empanado. Molhos feitos com frutas como mirtilo ou uva costumam casar bem com esse peixe.
Tilápia: Um peixe bastante popular no Brasil, a Tilápia, também chamada de 'Saint Peter', é famosa por ter uma carne suave, com pouco cheiro e fácil de preparar. É uma boa fonte de proteína e fósforo, com baixo teor de gordura.
A exemplo do linguado, a tilápia pode ser grelhada, assada, frita ou cozida no vapor. Devido ao seu sabor suave, o melhor é servir esse tipo de peixe com molhos e acompanhamentos mais intensos.
Atum: Apesar de ser muito conhecido na versão enlatada, o atum pode ser ainda mais saboroso quando preparado de outras formas. Este peixe tem uma carne firme, escura, mas muito macia e saborosa.
Por ser rico em vitamina B12, o atum é recheado de proteínas e micronutrientes, além de ser fácil de preparar. Uma pedida para quem tem pressa.
Uma opção é combinar o atum com saladas, pães e legumes refogados, além de ser uma ótima opção de recheio para tortas salgadas e patês.
Pintado: O pintado tem uma carne clara, suave e saborosa. É muito popular no Brasil por não ter espinhas e tem se tornado um dos pratos favoritos em épocas festivas, como a Páscoa.
Para prepará-lo, não tem muito segredo: o pintado fica ótimo grelhado, cozido ou em moquecas. Vale acompanhar com saladas ou legumes misturados com maionese.
Tainha: A tainha possui uma carne branca, firme e saborosa, rica em nutrientes como ômega 3, proteínas e vitaminas B12 e D. Seu gosto é ligeiramente adocicado e costuma lembrar o do atum.
A tainha é um peixe muito versátil que pode ser preparado de diversas maneiras. A mais tradicional é a assada, geralmente em papel alumínio com ervas e outros temperos como batatas e ervilhas. Outras opções são: frita, moqueca e caldo.
Corvina: Baixa em gordura, a corvina tem uma carne que combina bem com diversos temperos e molhos, permitindo uma grande variedade de receitas. Ela também pode ser utilizada em pratos como ensopados, moquecas e até mesmo ceviches.
Na hora de escolher a corvina, prefira peixes frescos, com olhos brilhantes e pele úmida. Outra dica é evitar comprar peixes com cheiro forte. Uma orientação, aliás, que vale de maneira geral.