Galerias

Metrô de SP: arqueólogos encontram artefatos do século 19 em obras de nova estação


Flipar
Divulgação/Linha Uni

Entre os achados estavam fios de contas, conchas e uma imagem que pode ser representativa do orixá Exu (foto), divindade afro-religiosa.

Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

Segundo o movimento “Mobiliza Saracura Vai-Vai” e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possivelmente os objetos datam do fim do século XIX.

Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

Desde que as obras tiveram início, mais de 40 mil itens arqueológicos já foram encontrados no local da estação da futura Linha 6-Laranja, no centro da capital paulista.

Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

A nova estação está sendo construída no local onde ficava localizada a sede histórica da tradicional escola de samba Vai-Vai, maior campeã da história do Carnaval de São Paulo com 15 títulos.

Instagram @estacaosaracuravaivai

A quadra da Vai-Vai ficou no local, no bairro do Bixiga, por cinco décadas. A escola deixou a sede após acordo com a concessionária Acciona, responsável pelas obras da nova linha metroviária.

Reprodução/Canal Flávio Baccarat Futebol e Carnaval

Em junho de 2022, foi descoberto um sítio arqueológico onde ficava a sede da agremiação. Representantes do movimento “Saracura Vai-Vai' declararam ao portal G1 que os objetos apontam que havia um templo afro-religioso antes de a área passar pelo processo de urbanização.

Instagram @estacaosaracuravaivai

“Todos os artefatos que vêm sendo encontrados têm sido estudados para que sejam corretamente identificados”, explicou em nota o Iphan.

Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

As obras da futura Linha 6-Laranja fazem parte de um dos projetos de expansão da malha do Metrô de São Paulo.

Instagram @metrospoficial

Segundo o Governo de São Paulo, os planos de expansão abrangem 43km até 2029 - duas novas, Linha 6-Laranja, 17-Ouro, e ampliação de outras quatro: 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.

Luiz Brenom Zambrini Artico e Silva/Wikimédia Commons

O investimento total previsto, somados recursos públicos e privados, é de R$ 45,2 bilhões.

Legionarius/Wikimédia Commons

O metrô de São Paulo, primeiro do modal no Brasil, completou 50 anos de sua inauguração em 14/09/2024.

Instagram @metrospoficial

Em 1974, aconteceu a primeira viagem do metrô paulistano. Na cerimônia, o trem fez o trajeto de 7 km da linha Norte-Sul, hoje linha 1-Azul, da estação Jabaquara até Vila Mariana (ela hoje chega Tucuruví, na zona Norte).

Instagram @metrospoficial

Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, a inauguração do metrô em 1974 teve uma grande festa, com “balões de gás, bandas, desfiles de escolares, sambistas, sanfoneiros e folhetos de propaganda”, com a bênção de Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo.

divulgação

Essa viagem inaugural teve cerca de mil passageiros, entre policiais, políticos, engenheiros, jornalistas e convidados. São Paulo era governado no período por Laudo Natel, que foi também presidente do São Paulo Futebol Clube.

Domínio Público/Wikimédia Commons

Dessa forma, o Brasil entrou na era do sistema de transporte rápido em trilhos muito depois de países importantes - Londres, na Inglaterra, e Paris, na França, inauguraram seus metrôs ainda no século XIX. O metrô de Buenos Aires, na Argentina, existe desde 1913.

Flickr Arquivo Nacional do Brasil

Segundo especialistas, apesar da expansão nesses 50 anos a extensão atual do metrô está muito aquém das necessidades da metrópole paulista. Para atender toda a população a estimativa é de que seria necessária uma malha até seis vezes maior.

Wilfredor/Wikimédia Commons

A rede metroviária de São Paulo tem atualmente 104 km de extensão e 91 estações, que atendem 5 milhões de passageiros por dia, de acordo com dados do Governo de São Paulo.

Eliezer Santos/Wikimédia Commons

Veja Mais