Entre os achados estavam fios de contas, conchas e uma imagem que pode ser representativa do orixá Exu (foto), divindade afro-religiosa.
Segundo o movimento “Mobiliza Saracura Vai-Vai” e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possivelmente os objetos datam do fim do século XIX.
Desde que as obras tiveram início, mais de 40 mil itens arqueológicos já foram encontrados no local da estação da futura Linha 6-Laranja, no centro da capital paulista.
A nova estação está sendo construída no local onde ficava localizada a sede histórica da tradicional escola de samba Vai-Vai, maior campeã da história do Carnaval de São Paulo com 15 títulos.
A quadra da Vai-Vai ficou no local, no bairro do Bixiga, por cinco décadas. A escola deixou a sede após acordo com a concessionária Acciona, responsável pelas obras da nova linha metroviária.
Em junho de 2022, foi descoberto um sítio arqueológico onde ficava a sede da agremiação. Representantes do movimento “Saracura Vai-Vai' declararam ao portal G1 que os objetos apontam que havia um templo afro-religioso antes de a área passar pelo processo de urbanização.
“Todos os artefatos que vêm sendo encontrados têm sido estudados para que sejam corretamente identificados”, explicou em nota o Iphan.
As obras da futura Linha 6-Laranja fazem parte de um dos projetos de expansão da malha do Metrô de São Paulo.
Segundo o Governo de São Paulo, os planos de expansão abrangem 43km até 2029 - duas novas, Linha 6-Laranja, 17-Ouro, e ampliação de outras quatro: 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.
O investimento total previsto, somados recursos públicos e privados, é de R$ 45,2 bilhões.
O metrô de São Paulo, primeiro do modal no Brasil, completou 50 anos de sua inauguração em 14/09/2024.
Em 1974, aconteceu a primeira viagem do metrô paulistano. Na cerimônia, o trem fez o trajeto de 7 km da linha Norte-Sul, hoje linha 1-Azul, da estação Jabaquara até Vila Mariana (ela hoje chega Tucuruví, na zona Norte).
Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, a inauguração do metrô em 1974 teve uma grande festa, com “balões de gás, bandas, desfiles de escolares, sambistas, sanfoneiros e folhetos de propaganda”, com a bênção de Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo.
Essa viagem inaugural teve cerca de mil passageiros, entre policiais, políticos, engenheiros, jornalistas e convidados. São Paulo era governado no período por Laudo Natel, que foi também presidente do São Paulo Futebol Clube.
Dessa forma, o Brasil entrou na era do sistema de transporte rápido em trilhos muito depois de países importantes - Londres, na Inglaterra, e Paris, na França, inauguraram seus metrôs ainda no século XIX. O metrô de Buenos Aires, na Argentina, existe desde 1913.
Segundo especialistas, apesar da expansão nesses 50 anos a extensão atual do metrô está muito aquém das necessidades da metrópole paulista. Para atender toda a população a estimativa é de que seria necessária uma malha até seis vezes maior.
A rede metroviária de São Paulo tem atualmente 104 km de extensão e 91 estações, que atendem 5 milhões de passageiros por dia, de acordo com dados do Governo de São Paulo.