O sistema que, segundo especialistas, é acionado pelo piloto com uso de uma alavanca, atenua o impacto da queda.
O avião apresentou falhas logo após a decolagem em Blumenau, a cerca de 40 km de distância, e levava cinco pessoas (piloto e mais quatro).
Ao perceber que o avião estava falhando, o piloto acionou o sistema, que faz com que o paraquedas seja expelido como um foguete. Um processo que leva apenas dois segundos.
Com o paraquedas inflado, o avião pode, então, cair de forma suave, evitando uma tragédia.
O piloto conseguiu, então, fazer um pouso de emergência num campo de arroz.
O sistema faz com que o avião fique um pouco inclinado para facilitar na hora de tocar o solo.
O caso ocorreu em Massaranduba, a 168 km da capital Florianópolis. A cidade catarinense é conhecida como a 'capital do arroz', com várias propriedades rurais que cultivam o grão.
Mais um caso de avião com paraquedas já tinha acontecido em Minas Gerais. Foi um monomotor que decolou do aeroporto de Pampulha.
Logo após a decolagem, o avião apresentou falhas e entrou em pane. O piloto acionou o paraquedas.
O sistema CAPS (Cirrus Airframe Parachute System) de paraquedas foi acionado e o avião pôde cair de forma suave numa área de mata.
O avião era como esse modelo aí, um Cirrus SR22.
Com o uso do paraquedas, nenhum dos ocupantes se feriu. Os bombeiros foram acionados para o resgate.
Seis pessoas estavam no avião: 4 adultos, uma criança de 3 anos e um recém-nascido.
O município de Sabará fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, dos 302 km² de área, apenas 31 km² são em perímetro urbano. A vasta área sem povoamento facilitou o pouso forçado sem risco para moradores.
O modelo do avião é parecido com o que utilizou paraquedas em Massaranduba.
Apenas modelos menores de aviões podem ter paraquedas e existem condições para que isso ocorra.
O CAPS, da Cirrus, por exemplo, deve ser acionado a uma altitude mínima de 121 metros e a uma velocidade máxima de 305 km/h.
Especialistas dizem que os aviões comerciais de grande porte não teriam condições para possuir paraquedas pelo peso da aeronave e condições dos voos.