Entretenimento

Na onda do Halloween: Atrizes que deram vida a bruxas no cinema e na TV!


Flipar
Karolina Grabowska por Pexels

Catherine Zeta Jones em 'Wandinha' (2022) - A bela atriz britânica deu vida à famosa Morticia Adams na série de TV que reproduz as esquisitices dessa família popular no universo bruxo

Divulgação

A série Wednesday (2022), de Tim Burton, explora a vida da filha da Família Addams, Wandinha, enquanto ela navega os desafios da escola Nevermore, investiga um mistério sombrio e explora seus poderes psíquicos. Com humor sombrio, a série mescla mistério, sobrenatural e temas de amadurecimento.

Divulgação

Angelina Jolie em “Malévola” (2014) - A lindíssima atriz americana é protagonista do filme baseado no conto da Bela Adormecida, trazendo camadas de vulnerabilidade e força à vilã icônica.

Reprodução / Instagram

O filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos, mas torna-se uma mulher vingativa e amarga.

Divulgação

Charlize Theron em “Branca de Neve e o Caçador” (2012) - A atriz sul-africana brilhou como a Rainha Má em Branca de Neve e o Caçador, exibindo um misto de elegância e crueldade que deu profundidade à vilã clássica. Sua performance intensa e expressiva trouxe um toque sombrio e poderoso ao papel.

Wikimedia Commons Fuzheado

A atriz abalou com toda sua beleza e um figurino estonteante! Uma curiosidade é que a própria Angelina Jolie tinha sido considerada para o papel antes de Theron, o que acabou não se confirmando.

Reprodução / Branca de Neve e o Caçador

Famke Janssen em “João e Maria - Caçadores de Bruxas” - A atriz holandesa, famosa por interpretar a Jean Grey/ Fênix nos X-Men, brilhou como a bruxa Muriel, que muda de forma para enganar as crianças e atraí-las para sua casa de doces.

Reprodução / Instagram

Famke Janssen interpretou a sombria e poderosa bruxa Murie misturando elegância e ameaça em sua performance. Sua atuação destacou a crueldade e o carisma da vilã, tornando-a memorável no conto adaptado.

Reprodução / João e Maria - Caçadores de Bruxas

Susan Sarandon em “Encantada” (2007) - A atriz americana, que ganhou Oscar por 'Os Últimos Passos de um Homem', encarnou a Rainha Narissa na ficção 'Encantada'.

Reprodução / Instagram

A renomada atriz interpreta a malvada que tenta a todo custo frustrar os planos da princesa Giselle ao ver que ela se apaixonou pelo seu enteado. O filme foi um sucesso de público. Custou 85 milhões de dólares e faturou mais de 340 milhões!

Reprodução / Encantada

Julia Roberts em “Espelho, Espelho Meu“ (2012) - Julia Roberts interpreta a Rainha Má em uma releitura divertida e visualmente deslumbrante do clássico conto de fadas da Branca de Neve. Nesta adaptação, a Rainha Má é uma personagem cheia de humor e sarcasmo, usando seu poder e beleza como armas para tentar destruir a Branca de Neve

Reprodução / Instagram

O filme é conhecido pelo seu visual único, especialmente pelo trabalho de figurino, com vestidos elaborados e cenários fantásticos, que complementam a atuação de Julia Roberts como uma vilã cômica e, ao mesmo tempo, aterrorizante.

Reprodução / Espelho, Espelho Meu

Rachel Weisz em 'Oz: mágico e poderoso' (2013) - Rachel Weisz interpreta Evanora, a Bruxa Má do Leste, uma vilã astuta e manipuladora que desempenha um papel central na trama. O filme é uma prequela do clássico O Mágico de Oz e explora a chegada do mágico Oz, interpretado por James Franco, ao fantástico reino que ele um dia governará.

Reprodução / Instagram

Evanora, a personagem de Weisz, é uma conselheira real e feiticeira poderosa que disfarça suas intenções sombrias com charme e elegância. Ela tem uma rivalidade complexa com sua irmã, Theodora (interpretada por Mila Kunis), e faz de tudo para manter o controle sobre a Cidade das Esmeraldas.

Reprodução / Oz: mágico e poderoso

Helena Bonham Carter em 'Alice no País das Maravilhas' (2010) - Interpreta a Rainha Vermelha, uma versão mesclada das personagens Rainha de Copas e Rainha Vermelha, dos livros de Lewis Carroll. A interpretação de Helena é icônica, com sua frase 'Cortem-lhe a cabeça!' e seu visual com uma cabeça desproporcionalmente grande, pele pálida e cabelo vermelho em forma de coração.

Wikimedia Commons David Torcivia

A Rainha Vermelha governa o País das Maravilhas com mão de ferro e um temperamento explosivo, sempre pronta para castigar qualquer um que a desagrade. A atuação excêntrica e os trejeitos exagerados de Helena Bonham Carter fazem dessa Rainha uma personagem divertida e, ao mesmo tempo, ameaçadora.

Reprodução / Alice no País das Maravilhas

Vale lembrar que Helena também foi uma bruxa muito malvada na saga de Harry Potter, encarnando ninguém menos que a perversa Bellatrix, prima de Sirius Blake, padrinho de Harry Potter.

Twitter @thiegonovais

Os filmes de Harry Potter, por sinal, tinham várias bruxas, já que o universo é de magia o tempo inteiro. Destacaremos mais duas. Emma Watson é o grande destaque. Ela deu vida a Hermione Granger em uma interpretação que a transformou em um ícone cultural. Aparecendo em todos os oito filmes, Watson cresceu na pele de Hermione.

Reprodução / Instagram

Hermione é conhecida por sua inteligência extraordinária, coragem e lealdade. Ela é o 'cérebro' do trio protagonista, usando seu conhecimento vasto de magia e sua habilidade de pensar rápido para salvar Harry e Rony em diversas situações perigosas.

Reprodução / Instagram

Outra é a querida professora Minerva, braço direito de Dumbledore em Hogwarts, vivida por Maggie Smith. É uma das personagens mais respeitadas e queridas de Hogwarts. Como professora de Transfiguração e diretora da Casa Grifinória, é conhecida por sua personalidade rígida, mas justa, e por sua lealdade inabalável à escola e a Dumbledore.

Divulgação wizardingworld.warnerbros.fr

E a outra é a amada Molly, vivida por Julie Walters- É uma das personagens mais calorosas e queridas da saga. Mãe de sete filhos, incluindo Rony, e esposa de Arthur Weasley, Molly é conhecida por sua natureza protetora, seu carinho e sua capacidade de manter a família unida, mesmo em meio a dificuldades financeiras e à ameaça constante das forças das trevas.

Divulgação

Anjelica Huston em 'Para sempre Cinderela' (1998) - A atriz americana interpreta a cruel Baronesa Rodmilla de Ghent, a madrasta da protagonista Danielle, uma versão de Cinderela vivida por Drew Barrymore. Nesta adaptação, que traz elementos mais realistas ao conto de fadas, Huston entrega uma performance fascinante, cheia de nuances e complexidade.

Wikimedia Commons David Shankbone

A eterna Morticia Addams, do clássico “A Família Addams”, deu vida à uma bruxa Rodmilla. Com um visual icônico — cabelo longo e preto, pele pálida, vestidos justos e um olhar enigmático — Huston deu a Morticia uma presença magnética e sofisticada, equilibrando o sinistro com o encantador.

Reprodução / Para sempre Cinderela

Uma curiosidade é que, oito anos antes, Anjelica Huston já havia estreado como uma bruxa nos cinemas, no clássico das Sessões da Tarde “Convenção das Bruxas”. No filme, ela é a Grande Bruxa, uma vilã tenebrosa, com o plano de transformar todas as crianças em ratos usando um poderoso elixir.

Reprodução / Convenção das Bruxas

Aliás, em 2020 estreou nos cinemas uma nova versão do clássico de 1990, baseada no mesmo livro. Dessa vez, a atriz Anne Hathaway faz o papel da “Grande Bruxa”. A atriz traz uma abordagem divertida e exagerada à personagem, misturando um charme sofisticado com toques de crueldade. Carismátic, tem uma energia teatral, forte sotaque e trejeitos exagerados que realçam o humor negro do papel.

Reprodução / Convenção das Bruxas

Cassandra Peterson em “Elvira: A Rainha das Trevas” (1988) - A atriz trouxe vida a Elvira com sua atuação carismática, combinando a sensualidade da personagem com um senso de humor afiado, o que a tornou um ícone da cultura pop.

Reprodução / Instagram

Melissa Joan Hart, na série “Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira”. A série de TV foi ao ar de 1996 a 2003. A atriz interpretou a icônica Sabrina Spellman, uma adolescente que descobre que é uma bruxa em seu 16º aniversário.

Reprodução / Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira

Elisabeth Montgomery, em “A Feiticeira” (1964-1972) - A série teve oito temporadas e a bruxa Samantha foi um sucesso dos anos 60, com o charme de equilibrar as feitiçarias com a tentativa de uma vida 'normal' ao lado do marido que não era feiticeiro. E sempre vigiada pela mãe.

Reprodução / A Feiticeira

Agnes Moorehead, em 'A Feiticeira' - A atriz americana ficou conhecida no Brasil justamente pelo papel de Endora, mãe de Samantha, na série de TV. Era uma espiã da filha, tendo má vontade com o genro justamente porque ele não pertencia ao mundo dos bruxos.

Divulgação

Nicole Kidman, em 'A Feiticeira' - Em 2005, Nicole atuou num filme inspirado na série de TV. Ela interpreta Isabel Bigelow, uma bruxa que deseja viver como uma humana comum e tenta deixar sua antiga vida mágica para trás.

Divulgação

Shirley MacLaine em 'A Feiticeira' - Nesse mesmo filme, em 2005,a veterana atriz interpreta Endora, a excêntrica e poderosa mãe da bruxa Isabel Bigelow, interpretada por Nicole Kidman. Endora é uma figura dominante e mágica que tenta convencer a filha a abraçar sua natureza de bruxa e evitar a vida comum como humana.

Divulgação

Carice van Houten, em 'Game of Thrones' - A atriz holandesa ficou marcada por interpretar a “Sacerdotisa Vermelha”, Melisandre, na série Game of Thrones. A personagem foi motivo de revolta entre os fãs por causa das atrocidades que cometeu durante o programa.

Reprodução / Game of Thrones

Rosi Campos, em 'Castelo Ra-Ti-Bum' - O Brasil também tem bruxas. Uma delas foi Morgana, do programa de sucesso da TV Cultura nos anos 90. Rosi Campos deu vida à feiticeira de 6 mil anos de idade na série.

Reprodução / Castelo-Rá-Tim-Bum

E quem não se lembra da bruxa Cuca, Sítio do Picapau Amarelo, clássico de Monteiro Lobato? Seu visual icônico de jacaré ficou bem popular na série de TV que foi exibida na TV Globo de 2001 a 2007.

Reprodução / YouTube

Cuca era dublada pela atriz e dubladora Mônica Pinho Rossi. A interpretação de Mônica traz vida à Cuca, combinando um tom ameaçador e um toque de humor que faz a personagem ser tanto temida quanto divertida para o público.

Reprodução / Instagram

Outra bruxa famosa no Brasil não era exatamente uma bruxa, mas sim a Dona Clotilde, do seriado Chaves, interpretada pela atriz espanhola-mexicana, Angelines Fernández. As crianças insistiam em chamá-la de “Bruxa do 71”, daí a fama.

Reprodução

Em um episódio específico – considerado um dos melhores do seriado por muitos fãs –, Chaves e seus amigos precisam entrar na casa dela para entregar um jornal, o que os faz confabular sobre como seria o “covil da bruxa”.

Reprodução / Chaves

Veja Mais