No comunicado em suas redes sociais, a fabricante de chocolates disse lamentar a decepção dos apreciadores de Caramac e indicou que a decisão foi tomada por motivos econômicos: “Sabemos que os fãs ficarão desapontados ao ver isso acabar, mas esta mudança nos permitirá focar em nossas marcas de melhor desempenho, bem como desenvolver inovações emocionantes para encantar o paladar dos consumidores”.
Doce popular, o chocolate guarda também uma dose de nostalgia lembramos dos que deixaram de existir. Relembre alguns que, assim como o Caramac, saíram de linha. Confira!
Mania, da Garoto: Chocolate lançado no fim dos anos 1990, vinha em formato de barrinha e tinha duas opções de sabores: morango e uva. Tem gente que pede a volta dele nas redes sociais até hoje!
Cigarrinhos de chocolate Pan: Lançados em 1941, esses chocolates em formato de cigarro (isso mesmo!) faziam sucesso na época em que fumar era considerado algo sofisticado. Saiu de linha nos anos 1990 depois de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo.
Turma da Mônica, da Nestlé: Esse chocolate fez parte da infância de muita criança nos anos 1990, mas depois de um imbróglio envolvendo a licença dos personagens o doce com os personagens acabou saindo de linha.
Nossa Turma, da Lacta: O Chocolate Turma da Mônica fez tanto sucesso que a Lacta lançou o 'Nossa Turma' por um tempo, só que com personagens da Disney.
Croquete, da Nestlé: Esse chocolate icônico com recheio crocante fez muito sucesso na década de 1980, mas acabou saindo das prateleiras depois de quase 30 anos de existência. E você, lembrava desse?
Personalidades, da Garoto: Esse bombom foi lançado em 1966 e era uma febre entre as crianças da época, já que vinha acompanhado dos personagens da Looney Tunes, como Piu Piu, Frajola, Patolino e Pernalonga.
Kri, da Nestlé: Em 1971, a Nestlé lançou esse chocolate, que fazia barulho ao ser mastigado por causa da consistência. O produto já era conhecido em outros países como 'Crunch' e a empresa resolveu unificar a marca no Brasil em 1992, marcando o fim do saudoso Kri.
Bombom de figo da Garoto: Esse bombom fazia parte da caixa 'Especialidades', da Garoto. Há quem diga que não deixou saudades... E você, é desse time? Assim como o de figo, existia o de ameixa, na mesma caixa.
Surpresa, da Nestlé: Sem dúvida, o chocolate Surpresa foi um dos mais populares no Brasil nos anos 80 e 90. Ele ainda vinha com um cartão cheio de curiosidades sobre os animais! Deixou de ser comercializado no início dos anos 2000.
Surpresa Bichos: Embalada no sucesso do Chocolate Surpresa, a Nestlé lançou a linha 'Surpresa Bichos', em 1997. Essa era uma versão menor, com o formato dos bichinhos e sem cartão de curiosidades.
Confeti, da Lacta: A própria Lacta confirmou que a linha 'Confeti' foi descontinuada em 2016, depois de exatos 20 anos no mercado.
Bombom Sedução, da Nestlé: Esse bombom com recheio de avelã e cobertura de chocolate ao leite ficou pouco tempo nas prateleiras, mas conquistou uma legião de fãs.
Bombom Feitiço, da Lacta: Até hoje tem comunidade nas redes sociais pedindo a volta desse bombom, que fez sucesso nos anos 1990.
Em 2020, a empresa chegou a lançar uma releitura do bombom, o 'Feitiçaria', mas depois de uma enxurrada de críticas na internet, teve que mudar o nome para 'Lacta Morango'.
AlÎ Doçura, da Garoto: Esse bombom com um dos nomes mais esquisitos de todos foi retirado das caixas da Garoto e hoje em dia só existe em formato de barra.
Mini Bis, da Lacta: Essa opção mini do Bis foi lançada em 2009 e tinha duas versões: no copo de plástico de 150g e outra no pacotinho de 30g.
Bombom Luar, da Garoto: Esse bombom com recheio de cookie da Garoto foi mais um que desapareceu das caixas sem maiores explicações da empresa.
Chocante, da Evelyn: Talvez poucos se lembrem desse chocolate que fez algum sucesso nos anos 1980, mas acabou sendo descontinuado.
Quik, da Nestlé: Outro da galeria dos 'obscuros' que pouca gente conhecia foi o chocolate Quik, comercializado na década de 1990. Por conta das poucas vendas, ele acabou saindo do mercado.
Fricote, da Lacta: Pensando em competir com o clássico Prestígio, a Lacta lançou o bombom Fricote em 1992, que também vinha com recheio de coco. Mais um que não fez sucesso...
Bombom Mundy, da Garoto: Até hoje tem gente que sente saudades dos bombons Mundy, que deixaram de vir nas caixas da Garoto.
Bombom Diplomata, da Nestlé: Com recheio de mel e castanha de caju, esse chocolate fez muito sucesso nos anos 90. Hoje em dia, ele só existe na versão em barra.
Rocky, da Nestlé: Ainda na década de 90, a Nestlé lançou o chocolate Rocky numa tentativa de concorrer com o BIS, mas acabou sendo um grande fracasso e o bombom não resistiu muito tempo no mercado.