É na cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia finlandesa, bem próximo ao Círculo Polar Ártico, que se situa a Vila do Papai Noel. No local, é Natal o ano inteiro.
Com pouco mais de 60 mil habitantes, a longínqua Rovaniemi recebe média de meio milhão de visitantes por ano atraídos pelas lendas natalinas.
De acordo com reportagem da rede britânica BBC, a vila foi construída nos anos 80. Em dezembro de 1984, o então governador da Lapônia, Asko Oinas, decretou a cidade como sede “oficial” do Papai Noel.
A figura lendária do Papai Noel remonta a São Nicolau de Mira, o Taumaturgo, religioso católico conhecido pelo trato afetuoso com crianças que viveu no século VI da era cristã.
São Nicolau viveu na Ásia Menor, onde atualmente está o território da Turquia. Como, então, a localidade finlandesa passou a ser considerada a “pátria” do Papai Noel?
No livro “Papai Noel - Uma Biografia”, o historiador canadense Gerry Bowler traça esse caminho.
De acordo com o relato do pesquisador, no dia 26 de dezembro de 1857 a revista norte-americana Harper`s Weekly trouxe na capa uma ilustração de um homem gordo vestido de vermelho acompanhado de duendes em um ambiente ártico. A gravura foi feita pelo cartunista Thomas Nast.
Esse estereótipo do Papai Noel se fixou nos anos seguintes em especial por desenhos do mesmo Thomas Nast. Mas em uma delas o artista refere-se ao Polo Norte como lar do Bom Velhinho.
Houve também a atuação comercial da Coca-Cola na difusão da imagem ao utilizar a figura em suas propagandas.
Foi nos anos 20 do século passado que um locutor de rádio da Finlândia chamado Elner Markus Rautio criou o personagem Tio Markus. Ele difundiu a ideia do Papai Noel residente na montanha Korvatunturi (foto), na Lapônia finlandesa.
Apesar de a ideia do Papai Noel da Lapônia ter se fixado no imaginário popular da região no período, levaria décadas até a “oficialização” de Rovaniemi como o reduto noelino.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a capital da Lapônia finlandesa foi bombardeada por russos e alemães.
Um projeto do arquiteto Alvar Aalto foi responsável por restaurar a cidade de Rovaniemi.
De olho no potencial turístico, nos anos 80 o governo finlandês decretou a Lapônia “província de Papai Noel”.
Além da Vila do Papai Noel, foi criada uma agência de correio que recebe e responde cartas de crianças com o selo do Círculo Polar Ártico.
A Vila do Papai Noel de Rovaniemi é formada por um complexo de chalés com hotel, restaurantes, lojas e diversas atrações relacionadas ao imaginário natalino.
O meio da Vila do Papai Noel é cruzado pela linha do Círculo Polar Ártico. Há uma demarcação no chão que serve também como apelo turístico.
A região total da Lapônia abrange quatro países: Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia. Ela é habitada pelo grupo étnico conhecido como sâmis, ou lapões.
Entre os meses de setembro e abril, no inverno, é possível observar o belo fenômeno natural das auroras boreais.
No verão, é possível fazer sáfaris e observar as renas que habitam a região da Lapônia.