Controlador de voo - Uma situação recente mostra o quanto essa função é tensa. Uma decisão atabalhoada de um controlador de voo nos EUA quase provocou um acidente fatal perto do aeroporto de Syracuse, no estado de Nova Iorque. E realçou a responsabilidade de um profissional que lida com vida e morte de passageiros e tripulantes.
O controlador autorizou que um avião pousasse, mas, ao mesmo tempo, liberou a decolagem de outro, na mesma pista. Por sorte, um dos pilotos percebeu e avisou ao controlador. O piloto, então, arremeteu (abortou o pouso imediato) para evitar na colisão.
O radar indicou que os aviões ficaram a apenas 220 metros um do outro. A Agência Federal de Aviação abriu investigação para apurar o caso.
A função de controlador de tráfego aéreo é chave na aviação, pois é determinante para que os aviões aterrissem ou decolem em segurança. Certamente, é um posto que paga bem, mas causa uma preocupação constante. Veja outras complicadas
Técnico de farmácia - O estudo aponta que faltam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional neste tipo de função.
Engenheiro de projetos - A pesquisa indica que as pessoas ficam frustradas porque a função é muito teórica, não envolve a prática da profissão, e exige mexer em excesso de papelada.
Professor: Os salários baixos são apontados como o principal fator de insatisfação, apesar do reconhecimento geral da importância da profissão.
Assistente administrativo - A repetição de tarefas , sem agregar qualquer novidade no dia a dia, é um dos pontos que causam lamentação. O outro é o baixo salário.
Caixa - As longas jornadas são um dos aspectos mais desanimadores. Além disso, os salários são baixos e os patrões costumam exercer uma pressão constante sobre os funcionários que ficam no caixa.
Diretor-geral - A pesquisa mostra que, apesar de salários bons, a função exige horários prolongados (já que há muitas decisões que passam pela sala da direção). Além disso, cria-se um afastamento dos demais funcionários, que deixa o diretor isolado.
Analista de dados - A função, de acordo com a pesquisa, deixa o profissional solitário em seu trabalho e também com uma sensação de estar sempre fazendo a mesma coisa o tempo todo, numa repetição que acaba causando desconforto.
Representante de atendimento ao cliente - Esse funcionário precisa ter muita paciência e tolerância para lidar com queixas o tempo inteiro. Afinal, ninguém liga para elogiar. A interação permanente com problemas gera estresse.
Vendedor de loja de varejo - Além dos baixos salários, esses funcionários estão na ponta do comércio, interagindo diretamente com os fregueses e tendo que convencê-los a comprar - além de ouvir eventualmente queixas sobre preços ou qualidade dos produtos.
Gerente de contas de vendas - Harvard aponta que a responsabilidade muito alta da função costuma ser desproporcional aos salários recebidos. É uma carga elevada de trabalho, com remuneração que não chega perto do que deveria.
Além dessas dez funções que Harvard apontou no topo do ranking da pesquisa, o FLIPAR inclui uma que é notoriamente estressante, até pela sua próprio natureza. Os operadores de telemarketing não têm dias fáceis. Afinal, precisam cumprir jornadas fazendo contatos que as pessoas odeiam. E o salário, ainda por cima, é baixo.