Flipar

Usina Hidrelétrica de Itaipu bate recorde e entra para o Guinness Book


Flipar
wikimedia commons enioprado

Desde o início de suas operações em 1984, a hidrelétrica produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh), o suficiente para abastecer o mundo todo por 43 dias e 17 horas.

flickr - Deni Williams

A cerimônia de entrega do certificado ocorreu na sede de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de autoridades brasileiras e paraguaias, além de representantes do Guinness.

Reprodução/RPC

“Essa nova conquista é um marco para o setor energético e um testemunho do compromisso da Itaipu com a geração de energia limpa e sustentável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

reprodução/câmara dos deputados

Essa não foi a primeira vez que a usina de Itaipu conquista um recorde no Guinness Book. Antes, o título foi de 'objeto mais valioso da Terra', graças ao valor de US$ 27 bilhões investido em sua construção.

divulgação/caio coronel

Uma usina hidrelétrica é um tipo de construção que utiliza o movimento da água de rios para produzir eletricidade. Para construir uma, é necessário represar a água de um rio, ocupando uma grande área.

Divulgação

Com o acúmulo de água, o aumento da pressão faz com que a água passe pelas turbinas, o que movimenta o gerador e converte energia mecânica em energia elétrica.

freepik wirestock

Atualmente, as hidrelétricas são a terceira maior fonte de produção de energia em todo o mundo, ficando atrás apenas da energia solar e dos combustíveis fósseis. Conheça 12 das maiores hidrelétricas do mundo!

freepik vecstock

La Grande 2 (Canadá): Foi erguida em Quebec, no Canadá, em 1992, como parte do projeto chamado 'James Bay'. Esse projeto incluiu a construção de várias barragens ao longo do rio La Grande.

Reprodução/Youtube Canal Viagens e Caminhos

Churchill Falls (Canadá): Construída em 1971, esta usina fica situada no Rio Churchill, que faz parte do Sistema de Baía de Churchill, na região de Labrador.

Flickr/SaskPower

Krasnoyarsk (Rússia): A Rússia tem o maior potencial de energia hidrelétrica do mundo, e a Usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país, localizada Rio Yenisei, na Sibéria.

Arhi78/Wikimédia Commons

Sayano-Shushenskaya (Rússia): Construída de 1963 a 1985, no Yenisei, ao sudeste da Região da Cacássi, essa é a maior usina hidrelétrica da Rússia.

Vyacheslav Bukharov/Wikimédia Commons

Usina Hidrelétrica de Xiangjiaba (China): Localizada nas províncias de Yunnan e Sichuan, começou a ser construída em 2006 e foi inaugurada em 2015.

wikimedia commons Lzylove

Grand Coulee (EUA): Localizada no Rio Columbia, no estado de Washington, foi construída em 1933, durante a Grande Depressão.

Domínio Público/Wikimédia Commons

Tucuruí I e II (Brasil): Situada às margens do Rio Tocantins, ao Sul de Belém do Pará, a Usina de Tucuruí era considerada a maior do país até a inauguração da Usina de Belo Monte.

Sócrates Arantes/Eletronorte - Agência Brasil

Usina Hidrelétrica de Wudongde (China): Localizada no rio Jinsha, tem uma barragem impressionante, com 240 metros de altura.

wikimedia commons Zhangmoon618

Guri (Venezuela): Essa usina, que também é conhecida como Central Hidrelétrica Simón Bolívar, fica no Rio Caroni e foi terminada em 1986. Parte da sua energia vem para o Brasil, especialmente para o Estado de Roraima.

Domínio Público/Wikimédia Commons

Belo Monte (Brasil): Inaugurada em 2016, fica localizada no Rio Xingu, no município de Altamira, no estado do Pará. Atualmente, é considerada a maior usina hidrelétrica 100% nacional.

ROMERIO CUNHA/Wikimédia Commons

Usina Hidrelétrica de Xiluodu (China): Inaugurada em 2005, fica localizada no Rio Jinsha, um dos afluentes do rio Yangtzé.

wikimedia commons/???

Usina de Itaipu (Brasil): É localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Até 2012, foi a maior hidrelétrica do mundo.

Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Usina de Três Gargantas (China): Localizada no rio Yangtze, na China, essa é a maior usina hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, com impressionantes 22.500 MW de potência.

Rehman/Wikimédia Commons

Veja Mais