Recentemente, a rede de ótica Chilli Beans, terceira maior do Brasil, anunciou uma collab com a marca de vinho chilena Casillero del Diablo, produzido pela vinícola Concha y Toro.
O acordo consiste em 20 modelos de óculos - 11 de sol e 9 de grau - que trazem a essência do vinho com armações que remetem a cores de vinhos.
Burger King e Nestlé também se uniram e lançaram duas novas sobremesas que são frutos de collab entre as empresas: BK Mix Prestígio e o Shake Prestígio.
O BK Prestígio junta massa de baunilha com cobertura do tradicional chocolate com coco da Nestlé. O Shake Prestígio tem também a opção de massa de doce de leite com a mesma cobertura.
Mais uma Collab recente foi firmada entre as marcas Coca-Cola e Oreo com edição limitada para dois produtos com lançamento em diversos países. A parceria foi anunciada em campanha batizada de “Besties para sempre”.
A união entre as empresas foi para a fabricação de um biscoito em vermelho e preto com casquinhas no sabor Coca-Cola que estouram na boca. De acordo com o comunicado para a imprensa, o alimento traz “sensação de efervescência” ao ser consumido.
O outro produto da collab é a Coca-Cola Oreo Zero Açúcar, um novo sabor de refrigerante com sabor que remete ao biscoito.
Collab é um termo em inglês para designar parcerias entre empresas com vistas a criar produtos que atinjam novos públicos, aproveitando a penetração de cada um dos lados em segmentos variados.
Esse tipo de ação de marketing entre empresas famosas se tornou comum nos últimos anos. Confira exemplos a seguir!
Havaianas e Oreo - Collab que também envolveu a Mondelez Brasil (fabricante do biscoito). Da união nasceu uma coleção de chinelos com cheiro de chocolate nas tiras, em 2021.
A linha da parceria trouxe ainda um porta-fones em formato de Oreo e um par de meias estampadas com alusão às marcas.
Carmed e Fini - A collab entre a farmacêutica e a fábrica de doces gerou a linha de hidratantes labiais Carmed nos sabores das balas de gelatina.
Lançado em 2023, o Carmed Fini tornou-se uma febre em 2023 ao viralizar entre influenciadores nas redes sociais, o que provocou um sucesso mercadológico.
Fini e Colorama - A união resultou em uma linha de esmaltes em dez cores com aroma das balas gelatinosas.
Anacapri e Nestlé - Com identidade visual Inspirada na lata de leite condensado Leite Moça, as empresas criaram a coleção “Adocica, meu amor!”, com uma variedade de produtos, como tênis, chinelos e bolsas.
Approve e Heinz - A grife de roupas e acessórios fez uma collab com a marca de ketchup para lançar no mercado artigos na cor vermelha, que remete ao molho de tomate.
O Boticário e Bubbaloo - Em 2021, a empresa de cosméticos e perfumes adicionou à linha de hidratantes “Cuide-se Bem” uma versão da marca de chicletes, com fragrância e cores de embalagem que remetem à clássica goma de mascar.
O Boticário e Brahma - O grupo de cosméticos também fez collab com a cervejaria Ambev, mas com foco exclusivo na estética da marca de bebidas, trazendo embalagens em tons de vermelho para a linha Men - xampus e cremes de barbear.
Herbíssimo e Mentos - A marca de desodorantes lançou em março de 2023 uma coleção com embalagem, formato e fragrância similares ao dos chicletes.
Adidas e Gucci - Em 2022, a grife italiana lançou, em parceria com a empresa de material esportivo, uma linha de produtos que unia estilos dos dois grupos.
Nike e Luis Vuitton - A collab entre a marca esportiva e a de luxo resultou em modelos de tênis da linha icônica Air Force 1.
A linha da parceria entre Nike e Luis Vuitton teve tanta repercussão que foi até tema de uma exposição no bairro do Brooklin, em Nova York.
Reserva e Estrela - As marcas se juntaram em uma coleção inédita de peças de vestuário para o Natal de 2022.