Nascida na provÃncia de Alberta, no Canadá. Lilly ganhou fama pelo papel da fugitiva Kate Austen, na famosa série de TV 'Lost', seu primeiro grande sucesso. A atuação em 'Lost' lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, em 2006, como Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV.
Criada por Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof, a série exibida originalmente pela ABC ficou no ar entre 2004 e 2010, com 121 episódios em 6 temporadas.
Pouca gente sabe, mas Evangeline Lilly também fez algumas aparições na famosa série 'Smallville' (foto), no início dos anos 2000, e também em 'Kingdom Hospital', de 2004.
Depois Evangeline se destacou no papel de Vespa nos filmes da Marvel 'Homem-Formiga', de 2015; na continuação 'Homem-Formiga e a Vespa', de 2018; e 'Vingadores: Ultimato'.
Só que a atriz já reconheceu que levou muito tempo a ingressar no universo dos super-heróis. Ela chegou a recusar o papel de Mulher Maravilha, como ela mesma admite, por puro preconceito.
'Eu tirava sarro do gênero, considerava-o uma forma mais baixa de entretenimento', disse, encarando uma polêmica com os fãs dos universos Marvel e DC.
O papel da super-heroína Mulher Maravilha caiu no colo da israelense Gal Gadot, que alcançou um novo patamar nos estúdios de cinema a partir da oportunidade.
Evangeline também recusou atuar na franquia dos X-Men, após sondagem feita por Hugh Jackman, o icônico Wolverine.
Antes de seguir carreira como atriz, Evangeline Lilly trabalhou como aeromoça e já declarou ter soltado 'pum' na cara de passageiro. Mais uma atitude que rendeu críticas.
Em 2022, a atriz sofreu protestos dos fãs que pediram sua saída do Universo Cinematográfico da Marvel depois que ela se manifestou contra a vacina da Covid-19.
Na ocasião, ela pediu para que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, topasse se reunir com pessoas que eram contra as restrições impostas pela doença e contra a obrigatoriedade da vacina.
Uma curiosidade sobre a atriz é que ela chegou a cursar Relações Internacionais na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, antes do estrelato.
Para poder pagar seus estudos, a atriz canadense entrou em um casting da Ford, uma famosa agência de modelos.
Ela é uma ativista engajada em questões ambientais e já trabalhou com várias organizações dedicadas à conservação da natureza. Lilly também foi missionária nas Filipinas.
Em 2013, a atriz interpretou a elfa Tauriel em 'O Hobbit: A Desolação de Smaug', parte da trilogia baseada na obra do escritor britânico J.R.R Tolkien.
'Guerra ao Terror' (2008), 'Depois de partir' (2008) e 'Gigantes de Aço' (2011) são outros filmes no currículo da atriz canadense.
Lilly também se aventurou na literatura. Ela lançou o livro infantil 'Os Squickerwonkers', que foi publicado em 2013 e lançado na San Diego Comic-Con.
Falando sobre sua vida amorosa, a atriz já namorou o ator Dominic Monaghan, que também fez Lost, e o jogador de hockey Murray Hone.
Desde 2010, Lilly vive um relacionamento com Norman Kali. Eles se conheceram no set de 'Lost', moram juntos no Havaí e têm dois filhos.