Margret Chola é popularmente chamada de 'Legendary Glamma' — uma combinação das palavras 'vovó', 'glamourosa' e 'lendária' em inglês.
A vovó já conquistou o coração de mais de 115 mil seguidores no Instagram, que acompanham suas fotos cheias de charme e diversão.
'Eu me sinto diferente, me sinto nova e viva com essas roupas, de uma forma que nunca havia sentido antes. Sinto que posso conquistar o mundo!', disse a idosa à BBC.
Tudo começou em 2023, quando a neta de Chola, Diana Kaumba, que é estilista em Nova York, lançou a série quinzenal chamada 'Granny Series', em parceria com sua avó.
A inspiração para o projeto surgiu durante uma viagem à Zâmbia, na qual Diana tinha ido prestar homenagens seu pai, falecido há dois anos.
Ao perceber que não havia usado todas as roupas planejadas para a viagem, Diana teve uma ideia inusitada: perguntou à sua avó (chamada de Mbuya na língua bemba) se ela gostaria de experimentar algumas das peças.
'Eu não estava fazendo nada no momento, então simplesmente disse: 'OK. Se é isso que você quer fazer, vamos fazer – por que não?'', disse a avó.
'Você vai sentir minha falta quando eu morrer, e pelo menos assim você terá algo para se lembrar de mim', completou.
Diana Kaumba combinou o top da avó com um 'chitenge' — um tradicional tecido estampado usado na cintura — e vestiu Margret Chola com seu primeiro look: um elegante conjunto prateado.
Segundo a neta, a ideia era registrar a avó em seu 'ambiente cotidiano'. A idosa vive em um vilarejo de 10 Miles, ao norte de Lusaka, capital da Zâmbia.
Dona Margret Chola é frequentemente fotografada ao ar livre em cenários rurais, exibindo sua elegância em meio a plantações e construções de tijolos, com direito à sofá de couro e tudo.
A neta contou que inicialmente ficou nervosa ao postar as primeiras fotos da avó, mas bastaram 10 minutos para a publicação passar de mil curtidas.
Em abril de 2024, a 'Granny Series' ganhou destaque global com imagens de Margret usando um vestido vermelho da Adidas, joias douradas e uma coroa brilhante, conquistando admiradores ao redor do mundo.
Margret, que não sabe sua idade exata por não ter certidão de nascimento, ficou surpresa com tanto carinho internacional.
Os looks de Chola variam de homenagens às cores da bandeira da Zâmbia a combinações ousadas, como um top com lantejoulas e acessórios chamativos.
Segundo ela, sua combinação favorita até agora foi: jeans, camiseta estampada com sua imagem e uma peruca loira.
Em uma foto intitulada 'GOAT' (abreviação para Melhor de Todos os Tempos, em inglês), ela posa ao lado de uma cabra (que é 'goat', em inglês) adornada com suas pérolas favoritas.
Outros acessórios reforçam as raízes culturais de Chola, como o rádio que carrega consigo durante o dia, o bastão de madeira usado para preparar alimentos, um cachimbo, uma xícara de chá, entre outros.
O projeto fez tanto sucesso que gerou oportunidades profissionais para Kaumba, com outras netas a procurando para estilizar suas avós.
Criada pelos avós, Margret Chola teve sua educação interrompida aos 12 ou 13 anos devido a dificuldades financeiras e foi obrigada a se casar com um homem mais velho.
Ela chegou a enfrentar problemas com alcoolismo, mas conseguiu se libertar. 'Agora sou capaz de acordar com um propósito, sabendo que pessoas ao redor do mundo gostam de me ver', celebrou.