Flipar

Combate à diabetes e limpeza do organismo: veja os benefícios do agrião


Flipar
Lu Schievano - Flickr

Nasturtium officinale é um vegetal cujo nome comum é agrião. É uma planta comestível usualmente utilizada em saladas e pode ser encontrada no meio natural em zonas úmidas como rios e riachos.

Imagem de DAW808 por Pixabay

Nativo da Europa e Ásia Central, onde cresce abundantemente nas margens dos rios e córregos, ele faz parte da família das crucíferas.

Imagem de János Bencs por Pixabay

Por meio do ácido úrico, essa planta ajuda na limpeza do organismo. O seu potencial em vitamina C é conhecido desde a idade média, onde era usado para combater o escorbuto.

Imagem de Rohtopia por Pixabay

O uso interno do agrião em grandes quantidades pode provocar irritações na mucosa do estômago e nas vias urinárias. É uma planta da família Brassicaceae, mas deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas com insuficiência renal ou úlceras gástricas.

Imagem de Rohtopia por Pixabay

O agrião contém os antioxidantes betacaroteno, zeaxantina e luteína. Baixos níveis desses carotenóides estão associados a desenvolvimento de doenças cardíacas e hipertensão arterial, e esta verdura ajuda neste combate.

Rasbak wikimedia commons

Além disso, o agrião também contém nitratos, que ajudam a aumentar a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação, a rigidez e a espessura dos vasos sanguíneos.

Ele ainda pode diminuir o colesterol, o que pode melhorar a saúde do coração. Em um estudo de dez dias em ratos com colesterol alto, o tratamento com extrato de agrião reduziu o colesterol total em 34% e o colesterol ruim em 53%.

Jane White wikimedia commons

Desse modo, o agrião contém muitos minerais importantes, necessários para a saúde dos ossos, incluindo cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Domínio público

Outros benefícios do agrião passam pela luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes da família dos carotenóides. Eles são essenciais para a saúde ocular, pois protegem os olhos contra danos causados pela luz.

Imagem gerada por i.a

O agrião tem um sabor levemente picante e geralmente é encontrado em supermercados e feiras, podendo ser consumido cru, como em saladas, patês e sucos, ou cozido.

Adriano Gadini por Pixabay

Além disso, está presente em preparações como refogados, ensopados, sopas, omeletes e arroz. Essa verdura também pode ser usada no preparo de remédios caseiros, como chás e xaropes.

Imagem gerada por i.a

O agrião pode ser um acompanhante saudável e nutritivo. Com filés de peixes empanados, a verdura pode aparecer como complemento, mas também em um saboroso molho, que leve leite, leite de coco, suco de limão, gema, sal e pimenta a gosto.

Imagem de Teodor Buhl por Pixabay

Como forma de acompanhamento, esta verdura também pode aparecer em sanduíches, com pão, queijo e ovos.

Imagem de Silvia por Pixabay

Assim, um maço de agrião pequeno pode acrescentar um sabor diferente e nutritivo à combinação e à produção de sanduíches mais saudáveis.

Imagem de Dagny Walter por Pixabay

Ele também pode acompanhar um delicioso risoto ou fazer parte da mistura com o arroz refogado. O Risoto de Agrião deve ser servido logo após o final do cozimento para que o arroz não resseque.

Imagem de Teodor Buhl por Pixabay

Para preservar os nutrientes e os benefícios, o agrião deve ser consumido preferencialmente cru, puro ou junto com outros alimentos em uma salada.

Imagem de Maria Molina por Pixabay

Carpaccio é um prato italiano feito a partir de carne ou de peixe cru, cortado em fatias finas, e é comumente servido como um aperitivo ou antepasto. Entre as verduras que podem compor este prato está justamente o poderoso e saudável agrião.

Imagem de Gert Olesen por Pixabay

O agrião pode ser consumido em forma líquida através de sucos, chás e xaropes. Pode ser feito com caldo de laranja ou limão, mel, própolis, entre outros ingredientes benéficos à saúde.

Konstantin Kolosov por Pixabay

Veja Mais