Apesar da presença de Alexander Mariotti como consultor histórico, o diretor Ridley Scott (foto) assumidamente prioriza o entretenimento sobre a precisão, algo já demonstrado em outros filmes dele, como 'Napoleão' (2023).
Após o lançamento do primeiro trailer de 'Gladiador 2', especialistas apontaram erros, como arquitetura inadequada e situações irreais para a época, como romanos lendo jornais ou frequentando cafés.
Segundo Mariotti, se o filme fosse fiel à cronologia histórica, nem mesmo o nome Coliseu deveria ser mencionado, já que ele só ganhou essa alcunha séculos depois, por volta do ano 1000 d.C.
Outras imprecisões envolvem os gladiadores. Boa parte (cerca de 40%), não era composta de prisioneiros, mas sim de homens que escolhiam lutar por dinheiro. Outra diferença é que as luras raramente terminavam em morte.
'Gladiador 2' estreou dia 14/11 nos cinemas brasileiros. Um dos atores que mais tem se beneficiado com o sucesso do filme é o irlandês Paul Mescal.
Na trama, ele dá vida a Lucius, filho de Lucilla, que no primeiro filme era esposa de Maximus (Russell Crowe). Conheça mais sobre o ator!
Um dos novos 'queridinhos' de Hollywood, Paul Mescal nasceu em 2 de fevereiro de 1996, em Maynooth, Condado de Kildare, na Irlanda.
Ele é filho de uma policial irlandesa e um professor, além de ser o mais velho de três irmãos. Quando criança, frequentou a Maynooth Post Primary School.
Antes de se tornar ator, Mescal foi um atleta talentoso de futebol gaélico durante sua adolescência.
Uma lesão na mandíbula o afastou dos esportes e o levou a se dedicar à atuação, estudando na prestigiada The Lir Academy, em Dublin, onde se formou em 2017.
Aos 16 anos, ele se apresentou em público pela primeira vez em um espetáculo do Fantasma da Ópera.
Após a graduação, Mescal começou sua carreira nos palcos, atuando em peças como 'The Great Gatsby', 'As You Like It' e 'The Plough and the Stars' em teatros importantes da Irlanda.
Mescal começou a chamar a atenção em 2020, quando interpretou Connell Waldron na minissérie 'Normal People', baseada no romance homônimo de Sally Rooney.
A série foi amplamente elogiada, e sua atuação delicada e emocional lhe rendeu reconhecimento global, incluindo uma indicação ao Emmy e ao BAFTA de Melhor Ator.
A química entre Mescal e sua co-estrela, Daisy Edgar-Jones, foi um dos grandes destaques da série, que se tornou um fenômeno cultural.
Sua atuação natural e intensa o colocou no radar de Hollywood, e desde então ele vem acumulando projetos importantes.
Em 2021, ele estrelou 'A Filha Perdida', ao lado da renomada atriz Olivia Colman ('A Favorita', 2018). O filme foi indicado a três Oscars.
Em 2022, Mescal co-protagonizou o drama independente 'Aftersun'. A trama simples e tocante aborda as memórias de uma viagem de férias de um pai com sua filha.
Pelo papel, o ator irlandês recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Em 2023, Mescal estrelou 'Todos Nós Desconhecidos', que aborda o relacionamento de um homem com seu vizinho misterioso. O filme foi muito elogiado pela crítica.
Além de sua carreira no cinema e na televisão, Mescal também tem um talento musical. Ele mostrou suas habilidades como cantor no filme 'Carmen' (2022), revelando outra faceta artística que encantou os fãs.
No mais, o ator é conhecido por sua personalidade reservada e por manter sua vida pessoal fora dos holofotes.