Flipar

Alain Prost não quer ser lembrado apenas pela rivalidade com Senna


Flipar
Reprodução Canal +

'Faz muito tempo que não quero falar de outra coisa que não seja o esporte. 'Há 30 anos, convivo com uma espécie de redução da minha vida, que é o episódio Prost-Senna', explicou Prost.

Reprodução GE

Alain Prost, que terá uma série documental lançada no Canal+, da França, afirmou que não nega sua rivalidade com Senna,  com quem dividiu a garagem da McLaren entre 1988 e 1989. Mas prefere contar o início de sua vida no automobilismo.

StuSeeger/Wikimédia Commons

'Com a idade, com o tempo, eu queria deixar um rastro, queria compartilhar. Quando digo que esse é o período do qual mais me orgulho, não estou tentando disfarçar', frisou ao Motorsport.com França.

Reprodução Canal +

'É realmente o início. É um pouco simplista dizer isso, é claro que foi muito mais complicado, muito mais mágico ao mesmo tempo, porque você precisa ver em detalhes como isso acontece. Depois disso, o resto se torna quase banal: a corrida, a competição, mesmo que tenha sido mágica', completou.

Z105space/Wikimédia Commons

'Eu teria ficado frustrado se as pessoas não conhecessem [minha carreira], com todas as histórias, e se fosse apenas sobre uma luta com Senna. Sinceramente, é só disso que as pessoas se lembram', salientou.

Georges Biard/Wikimédia Commons

'Entre o filme Senna, o primeiro [Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão], no qual passei talvez até mais tempo do que no meu documentário, e esse filme biográfico, é óbvio que não vou ficar satisfeito, porque sempre há um mocinho e um bandido [mostrado nele]', analisou.

Lothar Spurzem/Wikimédia Commons

Contudo, o ex-piloto de F1 não quer uma dramatização como a de Senna (2024). 'Depois de um documentário como esse, eu estaria mais inclinado a dizer: 'Chega, deixei minha marca e estou indo embora, não quero ter mais nada a ver com isso'', pontuou.

instagram @ a.prost

Alain Marie Pascal Prost nasceu em Loire, no dia 24 de fevereiro de 1955. Talentoso e promissor desde jovem, o francês descobriu o kart, aos 14 anos, durante férias em família.

Reprodução Canal +

Na sequência do início da carreira, Prost venceu os campeonatos francês e europeu de Fórmula 3, antes de ingressar na equipe McLaren de Fórmula 1, em 1980, aos 24 anos.

Flickr Thomas Ackroyd

Alain Prost estreou na Fórmula 1 no Autódromo de San Martin, em Buenos Aires, na Argentina, onde terminou nos pontos, em 1980. Ao longo da carreira, ele consagrou um estilo de pilotagem seguro, leve e elegante, apesar da postura perante outros pilotos.

instagram @ a.prost

No Autódromo de San Martin, em Buenos Aires, Argentina, Prost conquistou seu primeiro pódio, em seu segundo ano de Fórmula 1. Além de sua primeira vitória na corrida, um ano depois (1981), na França, pilotando a Renault de fábrica.

Flickr Virgilio Zangrando

Ainda na Renault, ele somou mais oito vitórias ao seu currículo. No entanto, divergências com a equipe o fizeram regressar à McLaren, na qual somaria mais 30 vitórias e ganharia três títulos mundiais: 1985, 1986 e 1989. O quarto veio em 1993, com a Williams

Paul Lannuier /Wikimédia Commons

Em uma passagem conturbada pela Ferrari, foi vice-campeão em 1990 e não competiu em 1992. Retornou em 1993, sagrando-se mais uma vez campeão, agora pela Williams, e encerrando no mesmo ano sua carreira.

Stuart Seeger /Wikimédia Commons

A principal rivalidade de Prost foi com Ayrton Senna, algo que ganhou ainda mais força em 1988, quando ambos se tornaram companheiros de equipe na McLaren.

instagram @ a.prost

O evento mais notável durante a temporada de 1988 ocorreu no GP de Portugal de 1988, onde Senna tentou bloquear Prost de obter a liderança, forçando o francês a correr próximo do muro dos pits.

Angelo Orsi/Wikimédia Commons

Prost manobrou para passar Senna por fora, obtendo a liderança quando os dois chegaram à primeira curva, mas manteve-se irritado com a manobra perigosa do brasileiro.

Reprodução do X @sennatheking

A rivalidade se intensificou após o Grande Prêmio de San Marino de 1989, onde os dois competidores firmaram um acordo que nenhum ficaria no caminho do outro na primeira curva.

instagram @ a.prost

Um acidente envolvendo Gerhard Berger na quarta volta parou a corrida. No reinício, Prost levou a melhor entre os dois, mas Senna forçou seu caminho na primeira curva, quebrando o acordo feito no início da corrida e deixando o francês furioso.

Reprodução do X @korhan_durukan

A rivalidade chegou ao ápice no fim de 1989, quando o título estava para ser decidido no GP Japão de 1989, em Suzuka. As duas McLarens colidiram na chicane do Casio Triangle, e a desclassificação de Senna fez com que Prost ganhasse o título matematicamente.

divulgação

Em 1990, Senna estava à frente de Prost, que agora estava na Ferrari, no campeonato de pilotos. No Japão, o francês levou a melhor entre os dois, mas ao completar a primeira curva, o brasileiro se recusou a recolher o carro para dar espaço e colidiu de lado e ficou com o título.

Reprodução do X @korhan_durukan

O francês tirou um ano sabático em 1992 após ser demitido da Ferrari por ter criticado publicamente o carro e a equipe. Depois das polêmicas, em 1993, Alain Prost voltou à Fórmula 1 em grande estilo, pilotando o Williams FW15 com os motores Renault V10 e se sagrou tetracampeão.

Reprodução do X @WilliamsRacing

Por adotar essa forma racional e calculista de competição, Prost ficou conhecido como 'O Professor'. De 1997 a 2001, ele foi proprietário e dirigiu a Prost Grand Prix Racing Team. Contudo, a equipe faliu no começo de 2002.

Flickr Sebastien.Chen

Com a iminente entrada de Ayrton Senna na Williams para a temporada de 1994, Prost decide não reaver a lendária e polêmica rivalidade dos tempos de McLaren e anunciou sua aposentadoria justamente no final de semana do GP de Portugal.

Apaleutos25 /Wikimédia Commons

Alain Prost é casado com Anne-Marie Prost e tem três filhos: Nicolas, Sacha e Victoria. Ele reside em Nyon, na Suíça.

instagram @ a.prost

Veja Mais