Em resposta, o advogado ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli apresentou uma denúncia formal a diversas instituições brasileiras e considera recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.
'Ele desrespeitou os brasileiros. Para nós, brasileiros, e também para nós, italianos, nossos símbolos são sagrados: se qualquer brasileiro fizesse isso com a bandeira italiana, eu denunciaria da mesma forma', disse o advogado.
O prefeito da cidade italiana argumenta que a situação sobrecarrega o cartório civil e critica o abuso do 'ius sanguinis' (direito de sangue). A bandeira foi retirada do local.
Em contrapartida, Pellegrin disse estar 'pronto para denunciar ataques constantes que tem sofrido nas redes sociais' por cidadãos brasileiros que 'o insultam e o ameaçam'.
A região do Vêneto, na Itália, vem enfrentando um alto volume de solicitações de cidadania italiana por descendentes, causando sobrecarga nos cartórios.
Em cidades como Tribano, Valdastico, Treviso e Vicenza (foto), é comum haver centenas de pedidos anuais, levando prefeituras a contratar funcionários extras e pagar horas extras para lidar com a demanda.
O Brasil está registrando o maior êxodo de sua história. Já são 4,59 milhões de brasileiros vivendo no exterior — em 2019, eram 3,18 milhões.
Entre 2015 e 2020, houve 55% de aumento no número de pessoas que saíram do Brasil para viver em outros países .
A pandemia freou a emigração. Mas, em 2021, os pedidos de emissões de vistos ou duplas cidadanias mais que dobraram, o que indica uma retomada da saída do Brasil.
Entre junho e novembro de 2021, cartórios emitiram 693 mil documentos apostilados para quem queria estudar fora do Brasil ou obter dupla cidadania. No mesmo período, em 2020, haviam sido produzidos quase 300 mil documentos desse tipo.
Só nos EUA vivem 1,9 milhão de brasileiros. É como se quase a população inteira de Curitiba (1,9 milhão) deixasse o país e fosse para a terra do tio Sam.
Os principais destinos de brasileiros nos EUA são Nova York, Nova Jersey, Massachussets, Georgia (foto), Connecticut, Flórida e Califórnia.
Só na Flórida, são mais de 300 mil. Orlando e Miami têm até fama de serem verdadeiros polos de imigração brasileira.
Portugal também é um destino muito procurado. Entre 2016 e 2020, o número de brasileiros na Terrinha subiu de 110 mil para 276 mil.
Portugal tem a segunda maior comunidade de brasileiros no exterior, atrás apenas dos Estados Unidos.
Uma indicação de que as pessoas estão se estabelecendo de forma permanente no exterior é o aumento do número de eleitores brasileiros em outros países. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que entre 2010 e 2018 houve um salto de 200 mil para 500 mil pessoas aptas a votar fora do Brasil.
Muitos brasileiros que trabalham fora do país mandam dinheiro para o Brasil. A comunidade brasileira no exterior fez remessas de US$ 30,5 bilhões (R$ 171 bilhões) para o Brasil entre 2010-2020, segundo o Banco Mundial.
O número de brasileiros no Japão também é bem grande. Mas a maioria é formada por descendentes de japoneses.
É que no início do século XX houve um acordo entre Brasil e Japão e muitos japoneses vieram para nosso país para trabalhar na produção de café. Eles tiveram filhos, netos e bisnetos aqui e, hoje, muitos desses descendentes decidiram morar no Japão.
Veja a lista dos cinco países com maior número de brasileiros, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (dados de 2022).
Estados Unidos - 1,9 milhão de brasileiros
Portugal - 360 mil brasileiros
Paraguai - 254 mil brasileiros
Reino Unido - 220 mil brasileiros
Japão - 207 mil brasileiros