10º lugar: Helicóptero desaparecido em São Paulo - No dia 12 de janeiro, as polícias Militar e Civil de São Paulo encontraram a aeronave que estava desaparecida desde o último dia de 2023.
O helicóptero foi encontrado em uma área de mata na cidade de Paraibuna, no Vale do Paraíba, a 120 km de distância do Campo de Marte, onde havia decolado. Os quatro tripulantes morreram.
9º lugar: Queda do avião em Vinhedo - Voo 2283 da Voepass que partiu de Cascavel, no Paraná, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto.
A maior tragédia da aviação brasileira desde 2007 deixou 62 mortos - 58 passageiros e 4 tripulantes. Vídeos amadores mostraram a queda da aeronave, gerando perplexidade nas redes sociais.
8º lugar: Onda de calor excessivo - Em 2024, o Brasil sofreu com uma série de ondas de calor - fenômeno meteorológico em que uma região registra temperatura de 5º C ou mais acima da média por uma sequência de dias.
7º lugar: Concurso Nacional Unificado - Uma iniciativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o concurso para contratar novos servidores públicos federais teve sua primeira edição em 2024.
O CNU aconteceria no início de maio, mas as provas foram adiadas devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O concurso foi realizado apenas no 18 de agosto, o que fez o assunto durar meses.
6º lugar: Eleições nos Estados Unidos - A maior potência do mundo teve um processo eleitoral agitado. O presidente Joe Biden, do Partido Democrata, desistiu de concorrer à reeleição com a disputa em andamento por questões de saúde, cedendo a indicação para a vice Kamala Harris.
Donald Trump, do Partido Republicano, que sofreu um atentado em um comício, derrotou Kamala Harris nas urnas tanto na votação popular quanto no Colégio Eleitoral (o que vale, de fato) e voltará à Casa Branca em 2025 para mandato de quatro anos.
5º Furacão Milton - A chegada da supertempestade tropical à Flórida, nos Estados Unidos, tomou conta do noticiário na segunda semana de outubro.
O furacão Milton tocou o solo da Flórida no dia 9 de outubro, já na categoria 3, com ventos de até 205 km/h, e caiu para a categoria 1 no dia seguinte. A tempestade provocou a maior evacuação no estado em oito anos.
4º lugar: Jogos Paralímpicos - O evento multiesportivo aconteceu de 26 de agosto a 8 de setembro em Paris, capital da França
O Brasil encerrou os Jogos Paralímpicos em quinto lugar no quadro de medalhas. Foram 89 pódios para atletas e equipes brasileiras: 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.
3º lugar: Inundações no Rio Grande do Sul - Entre o fim de abril e o início de maio, o estado do Rio Grande do Sul sofreu com enchentes que o governo local definiu como “a maior catástrofe climática” na história do estado.
As inundações em terras gaúchas geraram comoção nacional. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 183 pessoas morreram em decorrência do evento climático em 478 municípios atingidos pelas chuvas. Cerca de 2,4 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira pelas enchentes históricas.
2º lugar: Eleições 2024 - O Brasil escolheu novos prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios no segundo semestre do ano.
Os pleitos municipais agitaram o noticiário e debates Brasil afora entre agosto e outubro. Na capital paulista, a disputa acirrada, especialmente no primeiro turno, ganhou holofotes, especialmente pelo episódio de uma 'cadeirada' do candidato José Luiz Datena no adversário Pablo Marçal (PRTB). No fim, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito no segundo turno contra Guilherme Boulos (PSTU).
1º lugar: Olimpíadas - Um dos maiores eventos do esporte mundial teve sua 33ª edição em Paris, na França, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
O Brasil terminou no 20º lugar no quadro de medalhas com 20 pódios: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. O destaque foi a ginasta Rebeca Andrade, que levou um ouro, duas pratas e um bronze. Assim ela se tornou a maior atleta olímpica da história do país com seis medalhas.