Flipar

Saiba aproveitar a comida que sobrou na geladeira


Flipar
Divulgação Consul.com

Sobras de molho de cachorro-quente podem ser reaproveitadas como molho para macarrão. Para isso, basta aquecer o molho e misturá-lo com a massa cozida. É possível adicionar ingredientes como vegetais, queijo ou proteínas para enriquecer o prato.

Youtube/Nandu Andrade

Essa opção não só evita desperdícios, mas também proporciona um sabor diferente e interessante às refeições. Armazenar o molho em um recipiente hermético na geladeira ajuda a manter a frescura para uso posterior.

Youtube/Menino Prendado

Sobras de arroz dormido podem ser transformadas em um delicioso arroz à piemontese. Para isso, basta refogar cebola e alho em uma panela, adicionar o arroz, e em seguida misturar com creme de leite, queijo parmesão e ervilhas.

Youtube/Gastronomismo

Você também pode incluir ingredientes extras como presunto ou frango desfiado para dar um toque especial. Essa receita não só evita desperdícios, mas também oferece um prato reconfortante e saboroso.

Youtube/Canal CookFork

Já as sobras de feijão dormido podem ser facilmente transformadas em tutu. Basta cozinhar o feijão com alho, cebola e temperos a gosto.

Youtube/Cozinhando com a Gabi

Em seguida, amasse e misture com farinha de mandioca até atingir a consistência desejada. O tutu é uma ótima forma de aproveitar sobras, trazendo sabor e tradição ao prato.

Emerson Pardo wikimedia commons

Sobras de carne de panela podem se transformar em croquetes saborosos. Basta desfiar a carne e misturá-la com cebola refogada, temperos e um pouco de purê de batata ou farinha de trigo.

Youtube/Nandu Andrade

Modele os croquetes, empane e frite até dourar. Essa é uma ótima maneira de evitar desperdícios e saborear um lanche delicioso.

Youtube/Isamara Amâncio

Sobrou aquele frango assado de domingo? Transformá-lo em uma tapioca deliciosa é simples e prático. Desfie o frango e refogue com temperos como alho e cebola.

Youtube/Receitas do Pai

Prepare a massa da tapioca na frigideira, adicione o recheio e dobre. Essa receita é uma maneira saborosa de aproveitar as sobras e criar um lanche diferente.

Youtube/Duduxo Alimentos

O alho-poró pode ser uma ótima base para preparar uma saborosa raiz de alho-poró. Basta refogar o alho-poró picado com azeite, adicionar batatas e cozinhar até ficarem macias.

Youtube/Cozinha Bach

Depois, amasse tudo e tempere a gosto. Esse prato é uma forma criativa de aproveitar o alho-poró e criar um acompanhamento delicioso.

Youtube/Vai Com Pão

Aproveitar os talos de couve para um arroz de talos é uma ótima ideia! Comece picando os talos e refogando com cebola e alho.

Youtube/Victor Horta na Varanda

Adicione o arroz e cozinhe normalmente, incorporando caldo ou água. Essa receita acrescenta sabor e nutrientes ao prato.

Reprodução Youtube

Pão dormido pode ser facilmente transformado em croûtons crocantes. Corte o pão em cubos, tempere com azeite, sal e ervas a gosto, e asse no forno até dourar.

Youtube/Que tal Cozinhar com Everson

Os croutons são perfeitos para adicionar crocância a saladas ou sopas, aproveitando ao máximo as sobras de pão da sua casa.

Youtube/Amante do Fogão

Aproveite a carne moída para fazer um quibe de forno recheado. Combine a carne com triguilho, cebola picada e os temperos que você gosta.

Youtube/Mãe de GÊMEOS - Glenya Taynara

Em uma forma, coloque uma camada da mistura, adicione o recheio, como carne seca ou queijo, e cubra com mais quibe. Asse até ficar crocante e saboreie essa delícia.

Não jogue fora a casca do abacaxi! Ela pode ser usada para preparar um suco refrescante. Cozinhe a casca em água por cerca de 20 minutos, coe e adicione açúcar ou adoçante a gosto.

Youtube/Menino Prendado

O resultado é uma bebida deliciosa e nutritiva, perfeita para aproveitar ao máximo a fruta!

Youtube/Cozinhando com Aline Brites

Para você que chegou até aqui, se ligue em algumas dicas da Anvisa de como evitar o desperdício de alimentos: 1-) Não deixe alimentos cozidos por mais de duas horas em temperatura ambiente. 2-) Refrigere rapidamente os alimentos cozidos e os perecíveis, preferencialmente abaixo de 5° C. 3-) Mantenha os alimentos cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de ser servidos.

Engin Akyurt por Pixabay

Veja Mais