O povo brasileiro é conhecido como festeiro por todo o mundo. Ocorrem celebrações de todos os tipos no país, muitas delas das várias religiões existentes. Outras sem vínculo com fé. Veja algumas celebrações pópulares.
Dia de São Cosme e Damião - Cosme e Damião são considerados os santos protetores das crianças pelas religiões de matriz africana e pela igreja católica.
Pessoas distribuem saquinhos de doces e crianças vão às ruas para pegá-los em todo o Brasil. O Dia de São Cosme e São Damião é no dia 27 de setembro.
Folia de Reis - É uma festa cristã em homenagem à visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus quando nasceu.
Ela dura entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, que é oficialmente o Dia de Reis. Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais são os estados que mais comemoram.
Festa do Boi-Bumbá - Também conhecida como Festival Folclórico de Parintins, essa festa tem a disputa entre bois folclóricos.
Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam no último final de semana de junho no Bumbódromo, na cidade de Parintins, no Amazonas.
Festa de São João - As tradicionais festas juninas são realizadas em todo o país e trazem comidas e roupas típicas, quadrilhas e brincadeiras.
As festas acontecem tradicionalmente durante todo o mês de junho, mas, atualmente, se estendem pelo mês de julho e, dependendo do lugar, até agosto.
Carnaval - Considerado o maior evento popular do Brasil e é esperado ansiosamente pelas pessoas.
As festas e blocos acontecem em todo o país e milhões de pessoas vêm de outros lugares do mundo. Os mais famosos são no Rio de Janeiro, Salvador e Recife. As datas são flexíveis, em fevereiro ou março.
Oktoberfest - Tradicional da Alemanha, a Oktoberfest acontece também no Brasil por conta da imigração de alemães no sul do país.
A festa tem comidas e roupas típicas, danças tradicionais, além, é claro, de muita cerveja. O evento é em Blumenau, em Santa Catarina, com duração de 18 dias no mês de outubro.
Festa do Peão de Barretos - Essa é uma festa com apresentações de rodeio, shows de música sertaneja e a 'Queima do alho', tradição rural de alguns estados do interior do sudeste e centro-oeste.
A Festa do Peão acontece em Barretos, interior de São Paulo, e tem duração de dez dias no mês de agosto.
Círio de Nazaré - É uma procissão católica de Belém, no Pará. A caminhada começa na Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta por 15 dias para que os fiéis façam pedidos e agradeçam. A celebração acontece em outubro.
Lavagem do Bonfim - Celebrada por candomblecistas e católicos em Salvador, na Bahia, começando na Igreja da Conceição da Praia e carregando uma multidão que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim
Na Lavagem, as pessoas ficam vestidas de branco. 200 baianas levam água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, acompanhadas de cantos de matriz africana e atabaques. Ela acontece na segunda quinta-feira de janeiro.
Festa do Divino - Essa celebração católica é um culto ao Espírito Santo, realizada em diversas regiões do país.
A festa ocorre em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Goiás e Rondônia. Ela é realizada sete semanas depois do domingo de Páscoa.