Um dos vilões mais reconhecidos - O Homem-Aranha tem diversos vilões interessantes e marcantes. Entre eles estão: Rei do Crime, Dr. Octopus, Homem-Areia, Venom, Morbius, Lagarto, entre outros.
Porém, nenhum deles têm a fama do Duende Verde, que além de midiático, é um inimigo com forte relação com a história de vida de Peter Parker, o Homem-Aranha.
Destaque no cinema - O Duende Verde apareceu mais de uma vez no cinema, porém para muitos a melhor performance foi quando o ator Willem Dafoe interpretou o vilão.
Isso porque ele conseguiu gerar tensão ao fã que acompanhava o filme, seja pela sua aparência como pelo seu desespero quando falava diretamente com o Duende Verde.
Ficou por um bom tempo morto - Você sabia que o Duende Verde ficou morto por praticamente duas décadas? Pois é, isso aconteceu em 1973 e em uma das histórias mais marcantes e pesadas da história do Homem-Aranha.
Neste enredo, o Duende Verde derruba Gwen Stacy, namorada do Homem Aranha, do topo da Ponte George Washington. O herói consegue salvar a amada, mas ela morre pelo forte impacto. O confronto entre os dois inimigos é marcante e o vilão morre ao ser perfurado pelo próprio planador, após tentar acertar o Homem-Aranha.
Duende Verde e o Duende Macabro - Um vilão que não é lembrado por muitos fãs é o Duende Macabro. Isso porque, de certa forma, ele apareceu como substituto do Duende Verde, após a morte do tão renomado inimigo do Homem-Aranha.
Seu traje, sua aparência e sua essência eram muito parecidas com o Duende Verde, e um dos seus pontos de destaque também eram sua identidade, que demorou um bom tempo para ser revelada.
Dupla personalidade - Um ponto interessante na construção do personagem é a dupla personalidade. Quanto mais Norman Osborn tenta manter o controle sobre suas ações e sua sanidade, mais difícil fica lidar com o seu lado perverso.
Com isso, sofre alucinações, crises psicológicas e momenros de desespero interno, quando o Duende Verde se manifesta.
A risada do Duende Verde - Um ponto característico do vilão é a sua risada. Isso porque, além de horripilante, ela mostra muito do interior do Duende Verde, que na sua essência é um ser de puro mal.
Vale lembrar que Stan Lee imaginou o vilão como um demônio mitológico acordado por uma equipe de filmagem, antes optar por uma mudança e o Duende Verde virar um ser do mal que era humano.
Muitas variantes - Essa é uma informação que nem todos sabem, mas o Homem-Aranha enfrentou diversas versões do Duende Verde ao longo das histórias nos quadrinhos.
Entre elas estão: Ultimate Green Goblin, Duende Vermelho e o Duende de Duas Caras.
Ele não tinha um planador - Uma das formas de identificar o Duende Verde de longe é o planador, veículo que faz com que o vilão consiga voar e alcançar longas distâncias.
Pois bem, acredite ou não ele apareceu pela primeira vez usando uma vassoura a jato. Isso fazia com que ele parecesse menos ameaçador. Por sorte, essa ideia não vingou e seu planador apareceu para ficar e se tornar parte da identidade do vilão.
Foi o primeiro inimigo a descobrir a identidade do Homem-Aranha - O Duende Verde foi o primeiro supervilão a descobrir que Peter Parker era o Homem-Aranha.
O ponto curioso é que o fotógrafo tem forte relação com a família Osborn, por causa da amizade com Harry. Isso fez com o vilão ganhasse ainda mais destaque nos quadrinhos, já que por muito tempo os fãs não sabiam qual era a identidade desse horripilante vilão.
Poderes e habilidades - São várias as habilidade do Duende Verde. Entre elas estão agilidade, força sobre-humana, velocidade, maior resistência, além de um 'fator de cura' que lhe permite curar-se mais rapidamente até mesmo de danos corporais letais.
Além disso, têm o seu planador e suas famosas bombas de abóbora, para acertar alvos que estão distante.