Mas você sabe quais as frutas que resultam nas melhores geleias? São as que têm pectina - uma fibra natural encontrada na parede celular de frutas e vegetais.
Quando aquecida em presença de açúcar e ácido (como suco de limão, por exemplo), a pectina forma uma rede de gel que ajuda a espessar e a solidificar geleias, compotas e marmeladas
Veja , então, uma lista de frutas que rendem geleias deliciosas e bem consistentes, na medida certa. E saiba como preparar as geleias em casa.
Morango - Tem um sabor doce e levemente ácido, que se intensifica na forma de geleia. O morango contém pectina moderada, o que ajuda a engrossar.
Como fazer? Lave e corte os morangos, adicione açúcar (a proporção geralmente é de 1:1 com a fruta) e suco de limão para realçar o sabor e ajudar na gelificação. Cozinhe em fogo médio até a mistura engrossar.
Amora - A fruta é rica em pectina e tem um sabor intenso. A geleia preparada com amora é densa e aromática.
Como fazer? Combine amoras, açúcar e um pouco de suco de limão. Cozinhe até a fruta se desmanchar e a mistura engrossar, mexendo frequentemente.
Framboesa - A fruta tem um sabor vibrante e uma acidez equilibrada, que é ideal para o preparo de geleias frescas e intensas.
Como fazer? Misture framboesas com açúcar e limão. Cozinhe em fogo baixo até que a geleia tenha a consistência desejada, aproximadamente 20 ou 30 minutos. É bom ficar atento.
Mirtilo - A fruta é rica em antioxidantes e tem uma cor vibrante que rende uma geleia não apenas doce, mas também com uma beleza que atrai na mesa.
Como fazer? Misture mirtilos com açúcar e limão. Cozinhe em fogo médio até que os mirtilos se rompam e a mistura engrosse.
Cagaita - Típica do Cerrado brasileiro, ela tem polpa suculenta e sabor levemente ácido. Seu nome deriva de seu efeito laxante quando consumida em excesso. Rica em nutrientes, é tradicionalmente utilizada por comunidades locais em preparações culinárias e medicinais.
Como fazer: Leve ao fogo as cagaitas e o açúcar. Não precisa botar água porque a cagaita já é aquosa. Ferva até dar o ponto de geleia. Retire. Espere esfriar e coloque em potes de vidro. Guarde em geladeira.
Como fazer? Descasque, corte e cozinhe as maçãs com açúcar e um pouco de água. Adicione canela ou gengibre, se desejar, e cozinhe até a consistência desejada.
Marmelo - Muito rico em pectina, o marmelo acaba sendo ideal para o preparo de geleias mais firmes. E tem uma importante função para regularizar o funcionamento do intestino.
Como fazer? Descasque e corte o marmelo, cozinhe com água até amolecer. Adicione açúcar e continue cozinhando até obter uma geleia espessa e clara.
Frutas cítricas - Laranja, limão e tangerina têm alto teor de ácido e pectina, e isso favorece a formação de geleias firmes com sabor refrescante.
Como fazer? Use a casca e o suco. Cozinhe com açúcar, adicionando a pectina natural da fruta. Deixe ferver até engrossar.
Manga - Fruta doce e cheirosa, a manga confere um sabor tropical às geleias. O consumidor pode optar por diferentes tipos de manga. Entre eles, espada, rosa e carlotinha, comuns em muitas cidades brasileiras.
Como fazer? Corte a manga em pedaços, misture com açúcar e suco de limão. Cozinhe até a fruta desmanchar e a mistura atingir o ponto de geleia.
Para fazer geleias em casa, é recomendado usar panelas sempre grandes, já que a mistura irá borbulhar e expandir durante o cozimento. Por isso, tenha sempre uma panela específica para o preparo das geleias
Durante o preparo, não esqueça de testar o ponto da geleia. Depois de mexer com a colher grande, na panela, coloque uma colher de chá de geleia em um prato gelado. Assim, se a mistura formar rugas quando empurrada, isso significa que ela está pronta.
Quando a geleia estiver pronta, armazene em frascos ou potes de vidro esterilizados para que a geleia tenha maior durabilidade.
E fique ligado para armazenar da forma certa. Geleias caseiras devem ser guardadas em local fresco e escuro. Depois que a embalagem for aberta, a geleia dve ser mantida em refrigeração. Isso vale também para as geleias industrializadas.