“Com um pouco de paciência, conseguimos registrar imagens incríveis da harpia em voo, carregando sua presa, provavelmente em direção ao ninho. Ver uma harpia selvagem em seu ambiente natural já é raro, mas capturá-la em voo, com uma presa nas garras, é como ganhar na Mega-Sena”, declarou o fotógrafo ao portal G1. O flagra ocorreu no no Maciço de Urucum (foto), em Corumbá (MS).
A Águia Harpia (Harpia harpyja) vive especialmente em florestas tropicais da América Central e América do Sul e é conhecida por caçar macacos e bichos-preguiça.
As águias fazem parte do grupo das aves de rapina, juntamente com gaviões e falcões.
Elas são classificadas de acordo com características ecológicas, fisiológicas e etológicas
As águias estão divididas em grupos com características e distribuição geográfica que marcam as espécies.
As águias são aves diurnas, com bicos fortes e garras afiadas. Existem cerca de 60 espécies no mundo.
Elas são capazes de localizar presas a grandes distâncias e vivem em todos os tipos de habitats, exceto na Antártida. Veja algumas espécies.
Águia-real: faz parte do grupo que abrange aves de médio a grande porte, com asas largas e caudas relativamente curtas, adaptadas para um voo potente e muitas vezes planado.
Águia-serrana (Geranoaetus melanoleucus) - É uma espécie campestre e tem por hábito caçar em áreas abertas, sobretudo nos topos de serra, campos e pastagens adjacentes e nas áreas de cerrado. Sua distribuição vai da Cordilheira dos Andes até a Colômbia e Venezuela, expandindo-se até Argentina e Brasil, onde é tida como uma espécie rara e ameaçada de extinção.
Águia-de-harris (Parabuteo unicinctus) - É uma ave de rapina de médio-grande porte que se reproduz desde o sudoeste dos Estados Unidos até o Chile, centro da Argentina e Brasil.
Águia-Rabalva ( Haliaeetus albicilla) - É uma espécie de águia que vive no norte da Europa e da Ásia. É uma ave marinha, que se alimenta principalmente de peixes, aves aquáticas e carniça. Sua maior população remanescente na Europa encontra-se na região dos fiordes da Noruega.
Águia-filipina (Pithecophaga jefferyi) - Também conhecida como águia-pega-macaco, é uma grande águia em risco de extinção que habita as florestas tropicais das Filipinas. A águia está restrita às ilhas de Mindanao e Luzon,
Águia-Serpentária-de-Crista (Spilornis cheela) - Faz parte do grupo das Águias-Serpentárias, que têm esse nome porque são conhecidas por caçarem serpentes. Esta águia marrom-escura, de tamanho médio a grande, é atarracada, com asas arredondadas e cauda curta. Encontrada em florestas na Ásia tropical . Possui uma crista distinta e adaptações para caçar répteis e pequenos mamíferos.
Águia-serpentária-africana ou águia-cobreira (Circaetus gallicus) – Conhecida por sua dieta rica em cobras, vive em regiões da África e é adaptada para capturar répteis em áreas de savana e semideserto. Esta é uma espécie do Velho Mundo que se distribui pela bacia do Mediterrâneo, Rússia e áreas da Ásia (Paquistão, Índia e Indonésia). É uma águia de cor clara, com asas muito compridas.