Diversos mafiosos foram retratados em filmes, como é o caso de Al Capone em 'Os Intocáveis ', em que foi vivido por Robert de Niro.
O assunto Máfia também inspirou sucessos de ficção, como a premiada saga O Poderoso Chefão, na qual a família Corleone (que não existiu de verdade) refletia o estilo de vida de grupos mafiosos verdadeiros. Veja agora mafiosos que marcaram a história.
Carlos Gambino - Nasceu em Palermo, na Sicília, no ano de 1902. Gambino cresceu em uma família que já tinha ligações com a Máfia há séculos, e entrou para o mundo da criminalidade após os seus primeiros assassinatos, que aconteceram quando ele ainda era adolescente.
Frank Costello - Italiano, esse famoso mafioso nasceu com o nome de Francesco Castiglia. Sobrevivente da temida Guerras dos Gângsteres, Costello ganhou o apelido de 'Primeiro Ministro da Máfia'.
Preso diversas vezes por roubo e porte de armas, ganhou ainda mais poder controlando o funcionamento de jogos de azar nos Estados Unidos, para onde migrou em 1895.
Lucky Luciano - Um dos nomes mais poderosos e influentes da Máfia em toda a história, Salvatore Lucania (Lucky Luciano) nasceu em 1897 na Sicília. Foi preso pela primeira vez com apenas 10 anos, sendo que anos depois já ingressava na gangue Five Points.
Controlava o crime em Manhattan, sendo que na década de 1930 assumiu o controle da Máfia de Nova York, mesmo período em que passou a ser conhecido como o mafioso mais influente do país. Conseguiu controlar a máfia mesmo quando ainda estava na prisão.
Salvatore Riina - Em 1930, na cidade de Corleone, nasceu Salvatore Riina. Cometeu seu primeiro assassinato com 19 anos, quando já fazia parte da mafiosa Família Corleone.
Foi fundamental para o início do confronto entre mafiosos que durou cinco anos (de 1958 a 1963) após matar, junto com seus comparsas, Michele Navarra, nome poderoso no mundo do crime.
Joseph Bonanno - Nasceu em 1905 e com pouco mais de 25 anos já era o chefe de uma das famílias mais influentes e poderosas do mundo 'escondido' da cidade de Nova York durante a década de 1939.
Era uma das pessoas mais reconhecidas do 'Cosa Nostra', e criou com outros mafiosos famosos (como Lucky Luciano) uma organização criminosa que teve enorme influência na economia dos Estados Unidos.
Albert Anastasia - A Cosa Nostra, dos Estados Unidos, já foi citada nessa galeria anteriormente e será novamente destacada pois Albert Anastasia foi um dos mafiosos mais poderosos e temidos desse grupo.
Se juntou a Lucky Luciano durante a Lei Seca norte-americana para controlar a venda ilegal de bebidas alcoólicas. Durante a década de 1950, se tornou chefe da família Gambino, o que deu a ele ainda mais poder e influência no mundo do crime.
John Gotti - Nasceu na década de 1940 em Brooklyn, se juntando ainda adolescente ao grupo Fulton-Rockaway Boys. Com isso, sua rotina era contrabandear e roubar carros.
Com aproximadamente 20 anos, resolveu aumentar sua influência ao dar início a roubos de caminhões e traficar drogas, sendo que assumiu a família Gambino após assassinar, junto com seus comparsas, o mafioso Paul Castellano.
Al Capone - Nasceu no dia 7 de janeiro de 1899, na cidade de Nova York, sendo que com 14 anos já fazia parte de duas gangues juvenis. Anos depois, ingressou no grupo mafioso Five Points, começando a ser reconhecido como um mafioso extremamente inteligente mas ao mesmo tempo violento.
Sua influência era tamanha que ele foi o responsável por colocar na máfia casas noturnas, apostas ilegais e bebidas alcoólicas.
Meyer Lansky - Em 1902 nasceu o russo Maier Suchowljansky, que depois viria a ser conhecido mundialmente como Lansky. Conheceu Luciano quando ainda eram jovens estudantes e anos mais tarde formaram um dos mais temidos grupos de mafiosos.
Seu nome estava fortemente ligado ao controle dos jogos de azar na Flórida e também em Nova Orleans. Fez lavagem de dinheiro na Suíça após comprar um banco da região.
Benjamin Siegel - Siegel nasceu em 1906, no Brooklyn, sendo um dos maiores contrabandistas de bebidas alcoólicas da história. Foi fundador e líder da Murder Incorporated, um famoso grupo de gangsters que matavam por recompensa.
Ganhou o apelido Bugsy por causa da sua personalidade: extremamente cruel com os inimigos e sedutor com as mulheres com sua boa fisionomia, seus modos elegantes e hábitos da alta classe.