Michelle é alta (1,80m) e seus modelitos sem mangas, com os longos braços à mostra, ganharam destaque. Ela entrou em diversas listas de mulheres mais bem vestidas e elegantes do mundo. Ela é casada com Barack Obama desde 1992. O casal tem duas filhas: Malia e Sasha.
A ex-primeira-dama foi eleita por dois anos consecutivos a mulher mais admirada do mundo. Uma das causas defendidas por Michelle é o consumo de alimentos orgânicos. Ela chegou a plantar um jardim e instalou colmeias de abelhas no gramado sul da Casa Branca para fornecer mel e alimentos sem uso de fertilizantes para a família do presidente e para jantares oficiais.
Michelle faz parte de uma seleta lista de mulheres de presidentes que chamaram ou ainda chamam atenção pela elegância, beleza e causas que defenderam, ofuscando os maridos quando participam de eventos. Veja a seguir!
Carla Bruni - Italiana nascida em Turim, com nacionalidade francesa, foi supermodelo e é cantora, compositora e... ex-primeira-dama! Entre 2008 e 2012, ela atraiu os holofotes do mundo não pelas suas habilidades já conhecidas, mas por ser a mulher do então presidente da França Nicolas Sarkozy.
Hillary Clinton - Pimeira-dama dos Estados Unidos entre 1993 e 2001, ela é casada com o ex-presidente Bill Clinton. No posto, trabalhou em iniciativas de saúde e educação, além de ser uma defensora dos direitos das mulheres. Ela também foi senadora e secretária de Estado, destacando-se em questões de política externa e direitos humanos, além de ter sido a primeira mulher a concorrer à presidência do país em 2016.
Melania Trump - Ex-modelo eslovena-americana de 54 anos. Primeira-dama dos EUA no primeiro mandato de Donald Trump (jan/2017 a 2021), voltará a ocupar o posto a partir de 20 de janeiro, quando o marido iniciará seu segundo mandato. Ela é a primeira mulher nascida no exterior a ocupar o cargo desde 1825, quando o presidente John Quincy Adams era casado com a inglesa Louisa. Melania e Donald têm um filho, Barron, de 15 anos.
Acostumada a requintes, Melania foi criticada por gastar o dobro que Michelle Obama em viagens oficiais. Apesar de infidelidades assumidas por Trump e de críticas que ele fez à imigração (quando os pais dela ganhavam cidadania americana), ela vive com o empresário desde 2005. Ela defende a luta contra o bullying pela internet.
Juliana Awada - Empresária argentina de ascendência libanesa e síria, tem 50 anos. Primeira-dama durante a presidência de Mauricio Macri (dez/2015 a 2019), com quem tem a filha Antonia. Divorciada do primeiro casamento, Juliana viveu dez anos com o segundo marido, tendo a filha Valentina, mas sem oficializar a união. Casou-se com Macri em 2010.
Durante o período como primeira-dama da Argentina, Juliana promoveu ações de inclusão de pessoas com deficiência e participou de eventos de reforço à educação. Ela também atuou na divulgação da arte argentina na América Latina e na Europa, comparecendo a feiras e exposições internacionais. Foi escolhida a primeira-dama mais elegante do mundo em 2016 pela revista 'Hola!'.
Angélica Rivera - Cantora, modelo e atriz mexicana de 55 anos. Primeira-dama no mandato de Enrique Peña Neto (dez/2012 a 2018). Quando eles se casaram, em 2010, ela já estava afastada da carreira artística em que ganhou vários prêmios. Seu último papel havia sido na novela 'Destilando Amor', em 2007.
Angélica estreou na telenovela 'Dulce Desafío' (1989). Em 2004, após 14 anos de namoro, casou-se com o produtor José Alberto Castro, com quem já tinha duas filhas. Divorciou-se em 2008 e teve o casamento anulado pela igreja. Casou-se, então, com Enrique na Catedral de Toluca. Eles se divorciaram em maio de 2019.
Sophie Trudeau - Ex-apresentadora de TV canadense de 49 anos. Foi primeira-dama do Canadá entre 2015 e 2023, quando se separou do primeiro-ministro Justin Trudeau. Ela costuma participar de ações sociais e palestras que focam, principalmente, os direitos de mulheres e crianças.
Aos 17 anos, Sophie lutou contra uma bulimia nervosa, transtorno em que a pessoa come demais e tenta vomitar para não engordar. A cura levou dois anos, à base de terapia e ioga. Em 2016, ela surpreendeu ao cantar uma música de sua autoria num evento público. Foi aplaudida de pé.
Jenni Haukio - Poetisa finlandesa de 47 anos. Primeira-dama do país desde março de 2012, quando o presidente Sauli Niinistö assumiu o poder. Em 2018, usou um vestido feito de bétula (foto), uma espécie de árvore. O objetivo era apoiar uma nova tecnologia para reduzir o dano ambiental na indústria da moda.
Marina Poroshenko - PolÃtica ucraniana, de 62 anos. Primeira-dama da Ucrânia no mandato de Petro Poroshenko, entre 2014 e 2019). Filha de um ministro da antiga União Soviética, desde cedo acompanhou a polÃtica. Trabalhou como cardiologista em hospital até o nascimento do primeiro filho. Tem 4. Em 2007, formou-se em Artes Plásticas. Em 2014, envolveu-se na assistência a pessoas no Leste da Ucrânia, onde separatistas de origem russa deram inÃcio a uma guerra civil. De 2018 a 2019, foi presidente d
Maria Thereza Goulart - Viúva de João Goulart, é gaúcha e tem 87 anos. Foi primeira-dama do Brasil entre 8/9/1961 até o marido e 2/4/1964, quando o marido foi deposto pelo golpe militar e a família precisou se exilar no Uruguai e Argentina. Ícone da moda de alta costura no Brasil, estampou capas de revistas, com repercussão internacional.
Marcela Temer - Paulista de 41 anos. Foi primeira-dama do Brasil no mandato de Michel Temer, entre agosto de 2016 e janeiro de 2019. Formou-se em Direito, foi Miss Paulínia e vice-Miss São Paulo. Casada com o político Temer desde 2003. Com 42 anos de diferença de idade, o casal tem um filho, Michelzinho. Em 2016, foi eleita a primeira-dama mais bela do mundo pela imprensa americana.
Michelle Bolsonaro - Primeira-dama do Brasil no mandato de Jair Bolsonaro (2019-2022), ela tem 42 anos. Nascida em Ceilândia (DF), já tinha uma filha (Leticia) quando casou-se em 2007 com o entao deputado federal, 27 anos mais velho. Eles têm a filha Laura. Foi a primeira mulher de presidente a fazer discurso de posse. Chamou atenção ao usar a linguagem de surdos, pois é intérprete de Libras.
Rosângela Lula da Silva - Socióloga de 58 anos conhecida como Janja, é a atual primeira-dama do Brasil. Ela nasceu em União da Vitória, cidade pequena no interior do Paraná, e é bastante atuante em causas como violência contra as mulheres, combate à fome e racismo. O relacionamento com o presidente Lula começou pouco antes de ele ser preso, em 2017.
Jaqueline Kennedy (1929 - 1994)- Foi a primeira mulher a chamar atenção pela beleza na Casa Branca. Casada com John Kennedy desde 1953, foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando Kennedy foi assassinado. Ela estava no carro ao lado dele na hora do crime, em Dallas, no Texas.
Além dos traços finos, Jaqueline Kennedy era famosa pela elegância, sendo considerada uma das pessoas mais bem vestidas do mundo. Em 1968, ela se casou com o milionário Aristoteles Onassis. Morreu de câncer linfático em 19/5/1994, aos 64 anos.
Evita Perón (1919 - 1952) - Uma das figuras mais icônicas da história da Argentina, foi esposa do presidente argentino Juan Domingo Perón. Ela dedicou sua vida à promoção dos direitos dos trabalhadores e das mulheres, fundando a Fundação Eva Perón, que ajudou milhares de pessoas.
Sua paixão e carisma a tornaram uma lÃder admirada, e sua influência polÃtica e social continua a ressoar na cultura argentina. Evita é lembrada como um sÃmbolo de esperança e mudança. Morreu com apenas 33 anos vÃtima de um câncer de colo do útero.
Sarah Kubitschek (1908 - 1996) - Foi esposa do presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1956 a 1961. Ela desempenhou um papel importante na vida cultural e social do Brasil durante os anos 50.