Dois blocos desfilaram no Centro: o Desliga da Justiça e o Bloco da Gold do cantor Leo Santana. Muita gente que passou pela Praça Mauá aproveitou para se refrescar no entorno do museu onde o espelho d'água é decorativo.
Por isso, o museu decidiu fechar o local temporariamente. Inaugurado em 17 de dezembro de 2015, o Museu do Amanhã é um dos mais importantes do Brasil.
O Brasil possui museus espetaculares que unem a preservação da memória, o conhecimento da história e uma alternativa de diversão para adultos e crianças. São espaços em que o conhecimento se une ao entretenimento para passeios especiais. Veja, além do Museu do Amanhã, alguns que também têm grande relevância.
Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro - Está em reforma por causa do incêndio que ocorreu em 2/9/2018. Ele deve começar a receber visitantes em 2026, com reabertura total prevista para 2028. Além do esforço da própria instituição, o museu fundado em 1818 conta com contribuições que chegam para a recomposição do acervo.
Em maio de 2024, o Museu Nacional apresentou uma nova coleção de fósseis, reunindo 1.104 peças que foram doadas por uma família alemã de colecionadores. O material havia sido comprado em feiras e leilões. E agora passa a fazer parte do acervo permanente da instituição.
A coleção tem fósseis de plantas e animais, com destaque para um crânio de pterossauro, um réptil voador da família dos dinossauros. Os fósseis datam de 100 milhões de anos, o período cretáceo. E ficarão expostos quando o museu for reaberto.
O Museu Nacional funciona no Palácio de São Cristóvão, que foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821 e da família imperial brasileira de 1822 a 1889. O espaço é museu desde 1892, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.
Museu do Ipiranga (São Paulo) - Inaugurado em 7/9/1895, fica no Parque da Independência e faz parte da Universidade de São Paulo. Tem 450 mil obras. Em abril de 2024, atingiu a marca de 1 milhão de visitantes desde a reinauguração, em 7/9/2022. O espaço ficou em reforma por 9 anos e reabriu na celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.
MASP, Museu de Arte de São Paulo - Foi fundado em 1947. O edifício é valorizado pela arquitetura. E o acervo é um dos mais importantes do país, com obras de arte, peças decorativas e materiais arqueológicos oriundos de vários países.
Tombado pelo Patrimônio HIstórico e Artístico Nacional, o Masp tem esculturas e pinturas de gênios da arte, como Rembrandt (foto) e Bosch.
Museu Imperial (Petrópolis-RJ): Funciona no antigo Palácio de Verão do imperador Dom Pedro II, aberto em 1862. O museu, criado em 1940, abriga objetos pessoais da família imperial, móveis, veículos, obras de arte e documentos da Realeza. Uma preciosa fonte de aprendizado sobre a Monarquia Brasileira.
Instituto Ricardo Brennand (Recife): Fundado em 2001 pelo colecionador que dá nome à instituição, tem um grande acervo de armas brancas: mais de 3 mil peças, inclusive 27 armaduras medievais. Tem farto material sobre o período colonial e o Brasil Holandês, livros raros, obras de arte e jardim de esculturas.
Moinho Povos Unidos (Holambra-SP): Inaugurado em 2008, é uma cópia dos moinhos da Holanda. Projetado pelo holandês Jan Heijdra, tem 10 andares (6 para visitação), contando a história da fabricação de farinha pelo mundo e o coração da atividade: as mós, pedras para triturar grãos (cuja origem remonta a 17 mil anos).
Casa do Rio Vermelho (Salvador): Transformada em memorial, é a casa onde os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai viveram durante 40 anos, na Rua Alagoinha 33. Tem farto material audiovisual e objetos de uso pessoal. Um mergulho no universo de um dos escritores mais marcantes da literatura brasileira.
Museu da Inconfidência (Ouro Preto-MG): Edificado entre 1785 e 1855, foi a antiga Casa de Câmara e Cadeia. Mantém a memória do período histórico da Inconfidência, com documentos políticos e jurídicos, obras de arte barroca, partituras musicais da época e peças relacionadas ao Ciclo do Ouro.
Museu de Ciências e Tecnologia da PUC (Porto Alegre): Inaugurado em 1998, oferece acervo interativo de ciências naturais, experimentos sobre o Homem e o Universo, e um acervo de 5 milhões de peças permanentes, além de artigos que eventualmente se agregam às exposições.
Parque Aldeia do Imigrante (Nova Petrópolis-RS): Dividido em duas aldeias (Bávara e HIstórica), ocupa uma área de 100 mil metros quadrados em que os visitantes conhecem a história da imigração alemã no Sul do Brasil. Construções centenárias são preservadas no parque, inaugurado em 1985.
Museu do Café (Santos-SP): Inaugurado em 1998, funciona num espaço de 6 mil m² , onde obras de arte, documentos, equipamentos e mobiliário contam a história do grão e da forma como a bebida se consolidou como precioso produto de exportação e um dos símbolos da agricultura nacional.
Museu da Gente Sergipana (Aracaju): Instalado no antigo prédio do Atheneuzinho, celebra a cultura do Sergipe, com exposições e atividades interativas desde 2011. Aborda a gastronomia, o folclore, a linguagem e a expressão cultural regional, incluindo o teatro de Mamulengos.
Sabina (Santo André-SP): Um paraÃso para crianças que curtem animais, inclusive extintos, como os dinossauros. Ã? uma escola-parque com agendamento no ano letivo e abertura permanente em perÃodo de férias. Além do acervo fixo, organiza oficinas e peças de teatro.
Museu do Amanhã (Rio de Janeiro): O antigo pier da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, passou a abrigar um museu inovador, com a moderna arquitetura do espanhol Santiago Calatrava. Aberto em 2015, reúne ciência, arte e tecnologia, com proposta de interação com o público e um olhar voltado para o futuro.
Instituto Inhotim (Brumadinho-MG): Um dos maiores museus a céu aberto do mundo, fica na Mata Atlântica, com enclaves de cerrado, a altitudes entre 700 e 1.300 metros. Abrange patrimônios naturais, obras de arte e coleções botânicas de grande importância.
Pinacoteca do Estado de SP (São Paulo): Inaugurada em 1905, tem mais de 10 mil obras de pintores brasileiros dos séculos XIX e XX. E prestigiadas coleções , entre as quais a Brasiliana, que reúne obras de estrangeiros atuantes no Brasil e a Coleção Nemirovsky, com obras-primas do Modernismo brasileiro.
Museu da Epopeia do Descobrimento (Porto Seguro-BA): Fica na cidade onde o Brasil foi descoberto em 1500. Aborda as navegações, inovações tecnológicas e manifestações artísticas dos séculos XIV e XV. No memorial, inaugurado em 2003, é possível entrar numa réplica da nau de Pedro Álvares Cabral.
Mundo a Vapor (Canela-RS): Museu sobre máquinas que funcionavam a vapor, como olaria e ferraria. A fachada reproduz um famoso acidente em Paris, em 1895, quando uma locomotiva atingiu a estação de Montparnasse. Foi construído nos anos 90 pela família Urbani, dona de oficina mecânica.
Museu do Futebol (São Paulo): Construído no Estádio do Pacaembu em 2008, tem três andares e conta a história do futebol no Brasil. Tem mostras permanentes e temporárias, com material audiovisual, a primeira biblioteca especializada em futebol no Brasil e atividades interativas com o público.
Museu do Sertão (Piranhas-AL): O espaço não é muito grande, mas conta a história do cangaço, que marcou época no Nordeste, e apresenta objetos, armas e vestimentas dos cangaceiros, além de peças históricas da cidade, uma das representantes dos costumes autênticos do sertão brasileiro.
Museu da Cachaça (Maranguape-CE): Funciona desde 2000 na antiga fábrica da Ypioca, num imóvel construído no século XIX. Na parte externa do museu está o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros. Além de material sobre cachaça, promove passeios de caiaque e escaladas.
Museu da Amazônia (Manaus): Fundado em 2009, este museu a céu aberto fica na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Tem torres para observação da floresta (foto), tendas de exposição e pavilhões com referências a temas indígenas, fauna e flora.
Museu do Forte do Presépio (Belém): Localizado na Cidade Velha, o forte foi construído em 1616, para a proteção da região contra invasores. O espaço guarda peças militares e arquitetônicas. E tem a bela paisagem da Baía do Guajará.
Museu Oscar Niemeyer (Curitiba): Conhecido como Museu do Olho por causa da sua arquitetura única, leva o nome do arquiteto mais famoso do Brasil, foi inaugurado em 2002 e tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Tem projeção internacional.