O protótipo foi lançado pela empresa 1X Technologies no dia 23 de fevereiro de 2025 e recebeu o nome de NEO Gamma.
Segundo a empresa, o objetivo é permitir que as pessoas se concentrem em atividades mais importantes enquanto o robô humanoide cuida de tarefas cotidianas.
O NEO Gamma é capaz de andar como um ser humano, balançar os braços, agachar para pegar objetos, sentar em cadeiras e conversar naturalmente com os usuários.
O robÎ possui um corpo revestido com tecido macio, garantindo segurança e movimentos suaves e silenciosos, além de tendões mecânicos que imitam as articulações humanas.
Além disso, ele é equipado com quatro microfones e um sistema de três alto-falantes, incluindo um no peito para interações de voz e dois na pélvis para emitir sons em 360º e tocar música.
“A nossa convicção é que os robôs humanóides precisam de viver e aprender entre nós para crescerem em inteligência e compreenderem as nuances da nossa experiência de vida', declarou a 1X Technologies.
A 1X Technologies foi fundada em 2014, na Noruega, e atualmente está sediada no Vale do Silício (EUA).
A empresa ainda não divulgou preços ou previsão de lançamento do NEO Gamma no mercado.
Na mesma semana, a divulgação de outro robô humanoide chamou a atenção nos portais de notícias.
Na quarta-feira (19/02), a startup Clone Robotics revelou o Protoclone, um robô humanoide descrito como o 'primeiro androide bípede musculoesquelético do mundo'.
A startup, que atua na Polônia e nos Estados Unidos, destacou o potencial do robô em um vídeo no Instagram, mostrando suas habilidades. Vários usuários das redes sociais acharam o design assustador.
O robô, que opera com músculos e ossos sintéticos, chamou a atenção pela precisão e realismo de seus movimentos.
São mais de 1.000 fibras musculares artificiais e 500 sensores que garantem ao Protoclone movimentos semelhantes aos dos humanos.
Além disso, o Protoclone é anatomicamente preciso, replicando estruturas esqueléticas, musculares, vasculares e nervosas, diferindo de outros robôs humanoides.
O controle dos músculos é feito por uma matriz de válvulas, proporcionando respostas rápidas e com alta precisão.
Segundo a empresa, o Protoclone tem '200 graus de liberdade', o que o proporciona realizar 200 tipos de movimentos independentes.
Fundada em 2021, a Clone Robotics desenvolve androides antropomórficos focados em tarefas rotineiras e operações em ambientes complexos.
A startup se destaca pelo hiper-realismo de seus robÎs, que se assemelham bastante aos humanos. Esse setor é chamado de 'robótica biomimética'.
Eles inclusive já desenvolveram outro modelo, o — sinistro — androide Alpha, que terá 279 unidades lançadas em 2025. Os preços ainda não foram divulgados.