Flipar

Stepan Nercerssian desabafa sobre ida de Marcos Oliveira para o Retiro dos Artistas: 'Não queria ir'


Flipar
montagem/reprodução

'Uma das características do retiro, a primeira condição é que as pessoas queiram ir para lá, não tem ninguém lá que não esteja lá por livre e espontânea vontade', comentou em uma entrevista para a coluna GENTE, da revista Veja.

Reprodução/Instagram

“Várias vezes ele ia para lá, muitas vezes ele desistia, não queria ir [...] Coincidiu de ter uma vaga no momento que a Marieta Severo estava ajudando para construirmos uma casas a mais, então ele é muito bem-vindo”, disse Stepan.

reprodução/youtube

No início de fevereiro, Cida Cabral, administradora do Retiro, disse que a casa destinada ao artista foi uma doação da atriz Marieta Severo (foto), que foi colega de elenco de Marcos em 'A Grande Família'.

Youtube/Casa GNT

Procurado pela revista Quem, Marcos Oliveira admitiu que não estava sabendo de nada: “Não estou sabendo de nada. Que bom saber disso. Tem que falar com a minha advogada.”

Reprodução/Instagram

O Retiro dos Artistas é uma instituição localizada no Rio de Janeiro, dedicada a oferecer moradia, assistência médica, psicológica e social para artistas idosos que enfrentam dificuldades financeiras ou não possuem suporte familiar.

divulgação

O local foi baseado no modelo da francesa Maison de retraite des artistes de Pont-aux-Dames, criada por Benoît-Constant Coquelin e pelo barão Isidore Taylor em Couilly-Pont-aux-Dames.

wikimedia commons/wikimedia commons/Communicationmna

Criada em 1918 pelo ator Leopoldo Fróes em parceria com o jornalista Irineu Marinho, a Casa dos Artistas — como também é chamada — é uma organização sem fins lucrativos.

Divulgação

O Retiro fica no bairro Jacarepaguá, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

wikimedia commons/TMbux

Atualmente, cerca de 52 pessoas são acolhidas no local, que oferece uma estrutura completa, incluindo piscina, biblioteca, cinema, teatro, salão de beleza e outras opções de entretenimento.

Divulgação

O teatro é um dos pontos altos do local, pois permite que os residentes mantenham contato com a arte e a cultura, mesmo em sua fase de aposentadoria.

reprodução/@retirodosartistas.org.br

O Retiro depende de doações para funcionar e tem o ator Stepan Nercessian como presidente e Zezé Motta (foto) como vice-presidente.

reprodução/instagram

Figuras importantes da TV e do cinema brasileiro, como Abelardo Barbosa (o Chacrinha), Grande Otelo e Luiz Carlos Miele, já contribuíram para a instituição, seja por meio de doações ou campanhas de arrecadação.

Reprodução de youtube

Além disso, eventos como leilões e apresentações são promovidos para angariar fundos para o Retiro.

reprodução/@retirodosartistas.org.br

Um dos casos conhecidos é o de Edyr de Castro, cantora do grupo As Frenéticas, que foi morar no Retiro em 2011 após ser diagnosticada com Alzheimer.

reprodução/youtube

Ela ficou lá até falecer, em 2019, aos 72 anos, por conta de uma falência múltipla dos órgãos.

reprodução/youtube

Outro artista que encontrou apoio no Retiro foi o ator Cláudio Corrêa e Castro. Em 2003, aos 75 anos, ele estava divorciado, enfrentando problemas financeiros e de saúde, e decidiu se mudar para o local.

divulgação/tv globo

Em 2020, foi a vez da atriz Solange Couto ser acolhida pelo Retiro durante a pandemia de COVID-19 quando passou por dificuldades. Ela chegou a morar lá junto com a mãe.

Divulgação/Globo

Além deles, outros nomes conhecidos já passaram pelo Retiro, como a cantora Leny Andrade (foto), as atrizes Yolanda Cardoso e Zélia Hoffman e o comentarista esportivo Sérgio Noronha.

reprodução tv globo

Veja Mais