Fundado em 1984, em Quebec, Canadá, por Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, o Cirque du Soleil rapidamente se destacou por romper com as tradições circenses convencionais.
A companhia é conhecida por seus espetáculos inovadores, que combinam circo, música, teatro e dança. Os shows do Cirque du Soleil são frequentemente inspirados em temas mitológicos, folclóricos ou históricos.
A companhia já apresentou seus espetáculos em mais de 450 cidades em 60 países, alcançando um público de mais de 160 milhões de pessoas.
Alguns dos espetáculos mais famosos do Cirque du Soleil são: “Alegría”, “Mystère”, “Kà”, “La Nouba” e “Zumanity”.
Em “O”, a companhia conta com um tema aquático para criar a história de um amor proibido.
Outro exemplo, “Mystère”, é um show inteiramente inspirado na mitologia egípcia.
O espetáculo “Kà” é inspirado na cultura hindu. O show utiliza tecnologia de ponta, incluindo projeções holográficas e efeitos especiais.
A companhia procura se inspirar em culturas de todo o mundo. Isso permite que eles alcancem um público global. E sim, tem um espetáculo voltado para a cultura brasileira: o “La Nouba”!
Os espetáculos do Cirque du Soleil são sempre inovadores e surpreendentes. A companhia está sempre procurando novas maneiras de desafiar as expectativas do público.
Os artistas do Cirque du Soleil são alguns dos mais talentosos do mundo. Eles são considerados de um nível de habilidade e precisão impressionantes.
O sucesso do Cirque du Soleil tem contribuído significativamente para transformar a percepção que o público geral têm do circo. Veja mais curiosidades legais sobre a companhia!
O nome 'Cirque du Soleil' significa 'Circo do Sol' em francês. O primeiro espetáculo foi chamado 'Le Grand Tour du Cirque du Soleil' e foi apresentado em 11 cidades de Quebec, no 450º aniversário da província.
A companhia é tão grande que emprega mais de 4.500 pessoas, incluindo artistas, músicos, técnicos e funcionários administrativos.
Em agosto de 2024, a acrobata russa e integrante do Cirque du Soleil, Mariia Konfektova, sofreu um acidente durante o show 'Kooza', na cidade de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos.
Marilia errou um movimento e caiu do trapézio, direto no chão, pois não havia rede de proteção. Ela recebeu o apoio dos colegas que pararam o show para socorrê-la.
A interrupção do espetáculo durou 20 minutos. A direção do Cirque de Soleil informou que, apesar de ter precisado ir para o hospital, a acrobata russa ficou bem, apesar do susto.
Em 2024, o Cirque du Soleil trouxe o espetáculo 'Crystal' ao Brasil.
Lançado em 2017, o espetáculo representa a 42ª criação do Cirque du Soleil. No Brasil, chegou como um show de arte circense inédito.
O espetáculo contou com todas as acrobacias incríveis realizadas em uma pista de gelo, algo inédito para o público brasileiro.
A apresentação incluiu patinação sincronizada e manobras livres, juntamente com clássicas acrobacias circenses, como trapézio e movimentos de mão a mão.