Flipar

Renato Russo: há 65 anos, nascia um dos maiores nomes do rock brasileiro


Flipar
Renato Russo - Diivulgação

Um dos principais nomes da música brasileira entre as décadas de 80 e 90, Renato Russo foi fundador e vocalista da banda Legião Urbana. Saiba a seguir mais detalhes de vida e obra do artista, morto em 1996, aos 36 anos.

Renato Russo - Reprodução do Youtube

Filho de um casal paranaense - o economista Renato Manfredini e a professora de inglês Maria do Carmo de Oliveira -, Renato Russo nasceu na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro.

Renato Russo - Diivulgação

Na infância, o cantor chegou a viver um tempo em Nova York, nos Estados Unidos, durante o período em que o pai foi trabalhar na América do Norte.

Renato Russo - Diivulgação

Quando tinha 13 anos, Renato foi morar com a família em Brasília, onde passou a adolescência e deu seus primeiros passos na carreira musical.

Diivulgação

Aos 15 anos, foi acometido por uma grave e rara doença óssea chamada epifisiólise, que o deixou seis meses acamado. Nesse período, estabeleceu uma forte relação com a música e a poesia.

Reprodução de Facebook

Renato Russo foi professor de língua e literatura inglesa por três anos e também se dedicou à profissão de repórter e apresentador de um programa de rádio quando cursava jornalismo na Universidade de Brasília.

Diivulgação

Entre 1978 e 1981, Renato Russo iniciou sua carreira musical com a banda de punk rock Aborto Elétrico. Na formação, ele foi vocalista e baixista ao lado de Fê Lemos, na bateria, e André Pretorius, na guitarra.

Renato Russo - Reprodução do Youtube

Mais tarde, Ico Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro Preto (famoso vocalista do Capital Inicial), assumiu a guitarra. São da época do Aborto Elétrico canções que se tornariam célebres, como “Que País é Esse?”, “Veraneio Vascaína” e “Música Urbana”.

Reprodução de Jornal

Em 1981, a banda se separou após desentendimentos entre Renato Russo e Fê Lemos. Na sequência, o vocalista faria apresentações solo e depois formaria a Legião Urbana, banda que o consagraria nacionalmente.

Divulgação

A Legião Urbana foi criada por Renato Russo e o baterista Marcelo Bonfá. Em sua formação mais conhecida, a banda contou com o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baixista Renato Rocha.

Reprodução de Youtube

A banda sofreu grande influência de grupos do chamado pós-punk que despontaram no período, como The Cure e The Smiths. Seus vocalistas, Robert Smith e Morrissey, respectivamente, foram importantes inspirações para Renato.

Diivulgação

Com álbuns que entraram para a história não só do rock como da música brasileira em geral, o Legião Urbana e Renato Russo criaram uma legião de fãs que até hoje cultuam sua obra e mensagens - letras em geral escritas pelo artista brasiliense.

Diivulgação

Os álbuns “Legião Urbana”, de 1985, e “Dois”, de 1986, foram listados entre os 100 melhores da música brasileira no século 20 em eleição da revista Rolling Stone Brasil.

Arquivo Pessoal

O disco de 1985, o primeiro da banda e lançado pela EMI, tem faixas que se tornaram clássicos do repertório da Legião Urbana como “Será” e “Geração Coca-Cola”.

Reprodução do Youtube

Já o álbum “Dois” tem “Eduardo e Mônica”, “Tempo Perdido”, entre outras canções importantes da banda.

Reprodução de Facebook

Porém, o disco de maior sucesso comercial da banda liderada por Renato Russo foi “As Quatro Estações”, de 1989, que vendeu mais de 2,5 milhões de cópias. Entre suas faixas estão “Pais e Filhos”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto” e “Meninos e Meninas”.

Diivulgação

O talento, a poesia e as atitudes de Renato Russo o tornaram um ícone do rock brasileiro. As letras e posicionamentos do artista, que cresceu durante a ditadura militar, marcaram uma geração.

Diivulgação

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996 vítima de complicações decorrentes da Aids. Ele foi diagnosticado com o vírus do HIV seis anos antes.

Reprodução de Youtube

Nos últimos anos, filmes sobre Renato Russo e a Legião Urbana, ou inspirados em canções do artista, fizeram sucesso. São os casos de â??Somos Tão Jovensâ? (2013), de AntÃŽnio Carlos Fontoura, â??Faroeste Cabocloâ? (também de 2013), de René Sampaio, com Fabrício Boliveira e Isis Valverde no elenco, e 'Eduardo e MÃŽnica' (2020), de René Sampaio.

Reprodução/Globo Filmes/Instagram

Veja Mais