Segundo a chef Ana Sílvia Valadão, o Franuí faz sucesso porque tem o equilíbrio perfeito: o azedo da framboesa, o dulçor do chocolate branco e o amargo do chocolate meio amargo -  (crédito: Letícia Duval/Divulgação)

Segundo a chef Ana Sílvia Valadão, o Franuí faz sucesso porque tem o equilíbrio perfeito: o azedo da framboesa, o dulçor do chocolate branco e o amargo do chocolate meio amargo

crédito: Letícia Duval/Divulgação

Franuí. Sabe o que é? Já saboreou? Falo da grande novidade para a Páscoa deste ano. Ovos inspirados no Franuí, que são bolinhas de framboesa congeladas e cobertas com chocolate branco e meio amargo, que se tornou febre no Brasil, quiçá nos quatro cantos do planeta. A iguaria foi criada em 2013 pela família Fenoglio, moradora de Bariloche, na Argentina, e despertou os mais diferentes paladares pelo mundo. Assim, com uma releitura, o doce se transformou em ovo e a caça ao produto e a quem o faz artesanalmente disparou, não só em Belo Horizonte, mas em todo o país.

Em BH, a chef Ana Sílvia Valadão, especialista em confeitaria zero açúcar com sabor, embaixadora da Itambé Food Service e vencedora do programa “Que Seja Doce”, do canal GNT, é uma autoridade nessa delícia.

“O Franuí viralizou e faz sucesso - as pessoas às vezes não sabem disso - pelo equilíbrio da receita. Ou seja, o azedo da framboesa, o dulçor do chocolate branco e o amargo do chocolate meio amargo. Então, ali tem três sabores que, juntos, harmonizam perfeitamente. E no Brasil, por ser um país quente, ele ganhou aceitação imediata porque comemos praticamente congelado, é superfresco. Fora que as frutas vermelhas, de modo geral, fazem sucesso por aqui e, assim, ele se popularizou”, analisa.

Ana Valadão destaca que o doce não é difícil de fazer: “No Brasil, é mais difícil encontrar a framboesa fresca, mas a congelada é fácil. A fresca é complicada por causa do transporte, já que é perecível. Sei disso porque vou até Aiuruoca, em uma plantação de frutas vermelhas, para comprar framboesas e, só de trazer para BH, se ela estiver um pouco madura, já chega machucadinha. Mas a congelada facilita tudo. É só tirá-la do congelador, fazer a glace com o chocolate branco, ela já vai endurecendo e, em seguida, passar o chocolate meio amargo", ensina.

A chef conta que conheceu o Franuí logo quando chegou porque, completando em 2024 nada menos do que 35 anos de confeitaria, está sempre antenada a tudo da área: “Sou daquelas que gosta de ir ao supermercado para pesquisar ingredientes e produtos novos e, quando vejo um biscoito, um bolo diferente, já fico de olho no rótulo, quero saber do que é feito.”

Mas ela reconhece que não é fácil antecipar as tendências para a Páscoa: “É difícil prever, porque ela vai acontecendo. Você lança um cardápio e tem hora que não espera a venda de um produto tão bem, então tentamos fazer uma previsão. Assim, ao pensar em tendência, o que fazemos é pegar o que foi sucesso no ano anterior e transformá-lo em ovo de Páscoa, como ocorre agora com a releitura em formato de ovo do Franuí, que faço e é um sucesso.”

 A chef Ana Sílvia Valadão,

"Juntos, Franuí e pistache vão bombar”, aposta a chef Ana Sílvia Valadão

Letícia Duval/Divulgação

Além do ovo Franuí, Ana conta que outra tendência para a Páscoa 2024 é o ovo de biscoito belga Lotus: “Está bombando nas redes, principalmente no TikTok, com pessoas dizendo que vão ensinar a receita do biscoito Lotus. Mas, na verdade, o Lotus Biscoff é uma marca da Bélgica, que faz, sim, o biscoito Speculoos, muito vendido na Bélgica, Holanda e Alemanha. O Speculoos foi criado para uma campanha na Europa, bem inspirada na do gingerbread, dos EUA, feito para o Natal. Ele até tem especiarias, mas é mais caramelado que o gingerbread. E ocorreu que o lótus ficou famoso e a empresa Lotus Bakers decidiu fazer o biscoito Speculoos o ano todo”, revela a professora e confeiteira.

Ideia adaptada

Como uma escola de confeitaria há cinco anos, no Bairro Prado, dando aulas, fazendo consultorias e escrevendo e-books, Ana Valadão só comercializa suas gostosuras em duas datas especiais: Natal e Páscoa. Ela faz um catálogo e divulga nas redes sociais, além de contar com a divulgação boca a boca de quem conhece sua cozinha.

"Lanço sempre algo diferente e que seja gostoso, não mirabolante. Já vi muito nas redes o ovo Franuí com o próprio Franuí em cima, decorando o ovo com ele, partido ao meio. Não gosto pelo fato de já ter feito muitas Páscoas até hoje, já foram 35, então sei bem o que atrapalha uma produção, o que altera sabor e textura.”

Para a chef, o erro está em esquecer que o Franuí é gostoso para comer “congeladinho, saboreando as finas camadas de chocolate branco e meio amargo. No entanto, o ovo de Páscoa tem a casca mais grossa. Então, para enfeitar o ovo com Franuí, você terá que deixá-lo no congelador e comer chocolate com casca grossa congelada é horrível, não consegue nem morder direito. As pessoas inventam coisas para ficar bonito, é um ovo que chama a atenção, mas não é prático de produzir em larga escala e mantê-lo. Terá de tirar do congelador não sei quanto tempo antes para saboreá-lo."

Ana Valadão acrescenta: "Geralmente, as pessoas buscam o ovo na quinta-feira para presentear no domingo, como vão preservar esse ovo dentro do freezer ou geladeira? Nem todo mundo tem essa condição. É o que alertei aos meus alunos, com o morango, outro exemplo. A fruta é muito procurada nesta época para enfeitar os ovos, fica mais cara pela demanda, mas tem que comprá-la fresca todo dia e é perecível também. Não gosto e peço que eles a evitem.”

Acréscimo de pistache

Na opinião de Ana Valadão, o ovo Franuí vai vender muito e será a sensação dessa Páscoa. Como está por dentro de tudo, ela vai além e revela seu toque de chef: “Tudo de pistache está em alta, não se fala em outra coisa. Então, meu ovo de Franuí é finalizado com pistache. Assim, ele fica ainda mais gostoso porque ganha outra camada de textura e não fica tão doce. Juntos, Franuí e pistache, acredito que vão bombar”, aposta.

Com milhares de seguidores em suas redes, Ana Valadão destaca a reviravolta que a criação de ovos artesanais conseguiu.

“Antigamente, o ovo artesanal não era tão vendido. Hoje em dia, é cada vez mais procurado, ganhou mercado. Tanto que a indústria passou a copiar muitas receitas do artesão. O ovo de colher foi inventado por uma dona de casa, e a indústria copiou depois. A mesma coisa ocorreu com o bites de chocotone, com pedacinhos glaçados no chocolate. E a indústria copia porque o ovo artesanal passou a ser visto de outra forma. Esse ano, por exemplo, lancei o ovo de cajuzinho. Uma filha que sabe que o doce de cajuzinho é o preferido da mãe pode encomendá-lo. Ao receber o ovo, a mãe vai perceber o carinho da filha, em pensar, se preocupar e lhe dar algo que prove seu carinho, atenção, amor, e não apenas ir na gôndola e comprar um ovo industrializado”.


chef Gigi Louzada, de Indaiatuba, interior de São Paulo, professora de confeitaria e também comissária de bordo

A chef Gigi Louzada, de Indaiatuba (SP), professora de confeitaria e também comissária de bordo, criou sua versão de ovo de Franuí com "cremio", recheio de chocolate branco

Idinilson Torres/Divulgação

Quem também se destaca e chama a atenção com o ovo de Páscoa Franuí é a chef Gigi Louzada, de Indaiatuba, interior de São Paulo. Ela é professora de confeitaria, ministra aulas para empresas parceiras, dá cursos on-line, inclusive de Páscoa, e também é comissária de bordo. Ela diz que o Franuí é delicioso e, por ser um produto nunca visto no Brasil, despertou a curiosidade.

"Com isso, aumentou a procura e o consumo do doce, desde pessoas desconhecidas até influenciadores, o que gerou conteúdos infinitos nas redes sociais, desde publicações de degustação e até dicas de onde encontrar o doce. Só no Tiktok, a hashtag com o nome do produto já ultrapassou 100 milhões de visualizações. As pessoas que encontraram o produto no Brasil começaram a fazer vídeos de review experimentando e fazendo unboxing, o que acabou virando uma cascata de conteúdos que geram busca pelo produto", comenta.

De olho no mercado brasileiro

Gigi lembra que o sucesso do Franuí começou em 2022, “quando algumas tiktokers brasileiras, como Juliana Linhares e Marianna Benassatto, fizeram vídeos degustando o doce, gerando um interesse sobrenatural nas suas audiências, o que fez o produto viralizar. Com essa demanda, a marca argentina até resolveu investir no mercado brasileiro. E tem planos para a instalação de uma filial da Rapanuì no Brasil, conforme compartilhado por Aldo Fenoglio, herdeiro da tradição familiar, para a Forbes Argentina”.

Como confeiteira, Gigi Louzada enfatiza que está sempre por dentro de tendências.

"Toda Páscoa algum ovo viraliza e se torna o ovo do ano. Em 2024, é o ovo Franuí, sem dúvida. Estava acompanhando o sucesso, porque tinha experimentado e fiquei encantada com o produto. E, em setembro de 2023, já pensava em algo que poderia viralizar na Páscoa. Fiz um review de tudo nas redes sociais e o que poderia ser usado para criar um ovo único e especial. Resolvi fazer a minha versão ovo do Franuí. Desenvolvi uma receita única e exclusiva para me diferenciar de tudo que já tinha visto em termos de recheios. Criei o ‘cremio’, um recheio de chocolate branco incrível, porque um doce único e especial merecia recheio à altura”.

Ovo franuí da cheg Gigi Louzada

O ovo de Franuí da chef Gigi Louzada é feita com dois tipos de chocolate e pequenos pedaços de framboesas liofilizadas

Idinilson Torres/Divulgação

A confeiteira conta que, depois de desenhar como seria a casca do ovo e criar os recheios, fez as fotos profissionais e iniciou a divulgação para se antecipar às tendências e se posicionar como criadora.

"No meu ovo, a casca é feita com dois tipos de chocolate e pequenos pedaços de framboesas liofilizadas. Em seguida, leva uma camada de geleia artesanal de framboesa, o cremio e, para finalizar a casca, a silky ganache. Na decoração, Franuís deliciosos e pequenos pedaços de framboesas liofilizadas”, descreve.

Lucro recorde

Ao lado do sócio, o chef Dário Héberson, Gigi Louzada está sempre à caça de novidades e procurando tendências para agregar mais conteúdo e valor aos cursos e ajudar seus alunos a lucrarem.

“Aceitamos encomendas somente no Natal e Páscoa e, esse ano, encerramos as de Páscoa um mês antes graças ao sucesso do ovo Franuí. E, com lucro recorde, ele foi responsável por 83% das encomendas. É o ovo mais vendido e procurado de 2024. Recebemos pedidos de cidades próximas a Indaiatuba e gente do país inteiro entrou em contato para comprar, mas infelizmente só conseguimos atender em Indaiatuba e região, por causa da logística. Por esse motivo, não atendemos BH. Mas indicamos alunos que atendem clientes no país inteiro”.

Gigi ensina que não é necessário adaptar a receita: “Os interessados em fazer o ovo Franuí podem adquirir o curso 'Play na Páscoa' por R$ 149. Nele, ensinamos mais de 23 ovos de Páscoa, além de temperagem e armazenamento. Não tem desculpa para não reproduzir o ovo do momento e tantos outros em casa”, avisa.

Serviço

Ana Silvia Valadão (@chefanasilviavaladao)
(31) 99393-6563

Gigi Louzada (@gigilouzada)