Como escolher um vinho uruguaio
Supervisora da loja Wine em Belo Horizonte dá dicas sobre como se iniciar na bebida do país vizinho, desde os espumantes, incluindo harmonizações gastronômicas
Mais lidas
compartilhe
Siga noA supervisora da loja Wine em Belo Horizonte, Daniele Santos, indica por onde começar ao escolher um vinho do Uruguai: “Para momentos descontraídos e como welcome drink, os espumantes uruguaios são uma ótima pedida. A proximidade com a costa ajuda a preservar a acidez natural das uvas, resultando em espumantes aromáticos e refrescantes, como o espumante viña salort extra brut 2022, que traz as uvas Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc em perfeito equilíbrio”.
Segundo ela, “os paladares iniciantes vão se identificar com o finca traversa tannat 2022, um tinto sem passagem por barrica de carvalho, que evidencia o caráter frutado da tannat e mostra que a uva também pode elaborar vinhos menos agressivos e de fácil aceitação. E aos paladares mais desenvolvidos, indicamos o viña salort gran reserva tannat 2021, que traz a uva emblemática do país na sua versão mais robusta, num vinho que amadurece 12 meses em barrica de carvalho francês e tem perfil encorpado, com taninos marcantes e macios, sem perder o frescor, mostrando a máxima expressão da tannat no terroir uruguaio”.
Daniele Santos explica que, no geral, a tannat é uma uva intensa, tanto em sua coloração, quanto na carga aromática e tânica, mas também pode elaborar vinhos mais leves e fáceis de beber.: “Para quem quer conhecer a uva, a dica é iniciar com vinhos sem passagem por barricas de carvalho, que evidenciam o caráter mais frutado da uva, sem pesar no corpo e nos taninos, como na linha finca traversa. Os blends também são ótima opção, uma vez que trazem outras uvas que costumam suavizar a potência da tannat e equilibrar sua intensidade, como no finca paso cuello marselan tannat merlot 2020”.
E para quem aprecia os vinhos mais intensos, a dica de Daniele é conciliar o vinho com as harmonizações gastronômicas, como nas carnes de sabor mais intenso como cordeiro, grelhado na parrilha, com risoto de queijos, ou mesmo num suculento hambúrguer com bacon e cebolas caramelizadas.
Para Daniele Santos, o público de BH preza pelo custo/benefício, vinhos bons e com preço justo: “Optam por quantidade, já que estão sempre celebrando a vida, rodeado de pessoas, que facilmente se tornam amigos, logo na primeira taça”.
Serviço
Vinícolas com restaurantes para incluir no seu roteiro quando visitar o Uruguai. É preciso reserva
1 - Bodega Bouza
2 - Establecimiento Juanicó
3 - Bodega Spinoglio
4 - Bodega Los Cerros de San Juan
5 - Narbona Wine & Lodge
6 - Vinã Éden