Que o Brasil é rico e diverso todo o mundo sabe, as terras e os mares produzem insumos e alimentos variados com excelência. As formas de preparo desses alimentos seguem práticas com história e tradições, essas que foram passadas por gerações e é um patrimônio que precisa ser preservado. Foi baseada nessa visão que surgiu a temática para o segundo ano do Festival Temperos de Cabrália: “Sabores que vêm das águas – Culinária de tradição”.
O Festival que ocorre de 18 a 24 de julho de 2024 em Santa Cruz de Cabrália, no sul do litoral baiano, chega para celebrar toda a riqueza e potência que vem do rio e do mar, esses que assumem o protagonismo e o devido destaque na experiência gastronômica.
A abertura do evento ocorrerá com uma mostra cultural e gastronômica nos dias 18, 19 e 20 de julho com Cozinha Show, Cozinha Kids e estruturas de barracas para comercialização de alimentos e bebidas montadas na Praça Pedro Álvares Cabral.
Chef Kátia Barbosa, a 'rainha da comida popular brasileira'
Uma atração para lá de especial já está confirmada no evento, trata-se da Chef Kátia Barbosa, que se orgulha em dizer que foi de cozinheira popular à apresentadora de TV. Kátia é conhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”, e não é por menos, é dela o feito de transformar um dos pratos mais famosos do Brasil, a feijoada, em petisco, atualmente o bolinho mais copiado do país.
Kátia, que começou sua carreira em um pequeno botequim, hoje tem uma agenda lotada distribuída em quatro empreendimentos gastronômicos, séries, comerciais, vida pessoal, festivais e apresentação de programas de TV, como o Mestre do Sabor.
São 30 participantes
A edição de 2024 do Festival conta com 30 estabelecimentos participantes distribuídos em cinco localidades do destino Santa Cruz Cabrália com vastas e saborosas opções para uma experiência completa.
Cabrália (sede)
Bar Sargasso, Brisa do Mar, Casa 5 Pizzaria, Mãe Tereza Parque Ecológico, Restaurante Tião Belmonte e Seu Beira Mar Restaurante.
Santo André
Adega Santo André e Restaurante Gaivota, Barraca da Índia, Barraca da Santinha, Biri Biri Gastronomia, Flor de Tangerina, João de Tiba Pier Lounge, Luz de Minas Bistrô e Buffet, Marina Tombador, Maroca Pousada de Charme, Restaurante Araticum e Vila Angatu Eco Resort & SPA.
Santo Antônio
Barraca da Jane, Maroca Praia, Restaurante Flor de Caju, Sabores do Santuário e Udexere Eco House.
Coroa Vermelha
Beach Club Segundo Sol, Cabana Bar Banegra, Cabana Ponta dos Corais, Caçuá Restaurante, Recanto do Sossego, Restaurante Cabana do Portuga e da Gy e Sun Beach.
Guaiú
Restaurante Maria Nilza.
Quem investe e aposta no Festival Temperos de Cabrália
O Festival que é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), correalização do Sebrae, Senac e com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália e do Governo do Estado da Bahia, tem em seu DNA toda a representação história e cultural que construiu parte da identidade nacional, a resistência indígena que contribuiu e ainda contribui fortemente na arte, cultura e culinária local.
Para Alex di Pasquale, presidente da Abrasel, o uso dos produtos derivados do mar e do rio são o grande destaque dessa edição, "pois Cabrália tem uma ligação histórica com a cultura e economia de pesca, e diretamente isso reflete no patrimônio culinário da região.”
O evento proporcionará uma experiência imersiva e multissensorial aos seus visitantes, cativando todos os sentidos, e principalmente o paladar, para uma vivência única e inesquecível.
Serviço
- Evento: Segunda edição do Festival Temperos de Cabrália – Tema “Sabores que vêm das águas: Culinária de tradição”
- Quando: 18 a 28 de julho de 2024
- Onde: Santa Cruz Cabrália - BA
- Mais informações: @temperosdecabralia