O Mercado Grano e o restaurante Grano 33, localizados em Belo Horizonte, anunciaram o fechamento das suas portas nesta quarta-feira (24/7). Em uma breve postagem nas redes sociais, a administração dos estabelecimentos fez um agradecimento “a todos os amigos e parceiros que fizeram parte da nossa história”. O fechamento dos espaços pegou clientes de surpresa, já que os restaurantes ganharam um importante prêmio de gastronomia há cerca de um mês.
A rede começou no final de 2022, com a inauguração do Grano 33, no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Posteriormente, o espaço foi transferido para o Bairro Sion, na Região Centro-Sul da capital mineira, onde esteve aberto até então. Há menos de um ano, em novembro de 2023, foi aberto o Mercado Grano, no Bairro Lourdes, que também foi fechado.
Um dos proprietários do espaço, o empresário Leonardo Bocchese Mendes, 60 anos, destacou para a reportagem as conquistas ao longo do tempo em que esteve à frente do projeto. Léo, como é conhecido, também disse que deve continuar atuando com consultorias e dando aulas de culinária, mas só no ano que vem que vai pensar em novos projetos, e aproveitou para agradecer às pessoas que passaram por essa trajetória de quase dez anos.
"Foram 10 anos de muitas alegrias e desafios, com parceiros que nos ajudaram a construir essa experiência maravilhosa, como o Armazém do Mercado, Desiguais, Atelier da Terra, Livraria Quixote, os músicos do jazz (Jimmy, Alma, Marc, Magno, Pablo, Bruno, Ulisses, Chon…) e de música clássica e brasileira (Marcos, Alexandre, Dudu, André…), Salazar, Euler e Iara, Vinicius Zuur e juju, On Projeções, Dirceu Sound, Hugo, Bend beer, Fernanda e Euler e tantos outros amigos. Estivemos no Jardim Canadá, no Sion e em Lourdes. Fizemos pães, brunch, café da manhã, muitos shows, pizzas, massas, festas, palestras, eventos.... Vamos sentir saudades!"
A cozinha do Grano 33 era composta por massas caseiras, pães artesanais assados no forno a lenha, carnes, aves e peixes de primeira qualidade e o café de produção própria era plantado e colhido de forma orgânica.
No Mercado Grano, a panificação era o carro-chefe. Todos os dias eram assados pães de receitas internacionais, como baguetes de fermentação natural, pão multigrãos, pão de chocolate 70% com pecan, croissant de goiabada, avocado toast com salmão defumado e ovo mexido, tostada de pão nórdico com queijo canastra, trancinha recheada com chocolate belga, entre outros.
No final de junho, o Grano 33 ganhou o Prêmio Gerdau de Gastronomia Encontro Gastrô 2024 na categoria Melhor Cozinha Variada. Numa postagem na época, os administradores do restaurante publicaram ter ficado “muito felizes com o reconhecimento do prêmio”.
Na postagem de despedida dos restaurantes, que contava com mais de 1.400 curtidas e mais de 300 comentários no momento da publicação desta matéria, clientes lamentaram pelo fechamento das unidades. “Uma história maravilhosa e inesquecível, guardada para sempre em nossos corações”, disse uma seguidora. Outra pessoa comentou: “não consigo acreditar. O que será de nós sem o Grano?”.