Cervejaria Albanos recebe o prêmio de melhor cerveja do mundo pela World Beer Awards -  (crédito: Thiago Henrique)

Cervejaria Albanos recebe o prêmio de melhor cerveja do mundo pela World Beer Awards

crédito: Thiago Henrique

A Albanos Session IPA foi eleita a melhor cerveja do mundo em sua categoria, pelo concurso de bebidas World Beer Awards. A cervejaria se destacou na fase final da competição, que ocorreu em Norwich, na Inglaterra. A bebida é analisada por um júri internacional de especialistas em cerveja.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Além da Session IPA, também consagrada a melhor do Brasil, outros rótulos também foram ao pódio. Dentre eles, a Albanos Brown Ale com medalha de prata, na categoria American Brown Ale; a Albanos Pale Ale com bronze, na categoria Brazilian Pale Ale, e a Albanos 1870 também bronze, no grupo Dark Lager. 


Para confirmar a qualidade da bebida, não é a primeira vez que uma cerveja da marca mineira leva o título de melhor do mundo. Em 2021, a Albanos Accidentally Sour - Brown também foi eleita na categoria Sour & Wild Beer Oud Bruin.

 

 

Essa também é a segunda vez que a Session IPA sobe ao pódio. Em 2022, a cerveja foi reconhecida com medalha de bronze. O rótulo é marcado pelo corpo muito leve, teor alcoólico baixo e sabor que destaca o amargor dos lúpulos, de características cítricas.

 

Já a Albanos Brown Ale, veterana nos pódios, somando nove premiações, traz um sabor inconfundível que pode remeter a castanhas e amêndoas, com amargor marcante, mas que não persiste na boca. Além disso, a Albanos 1870 aumenta a coleção para sete medalhas, enquanto a Pale Ale, mais equilibrada entre amargor e doçura, para três medalhas. 


O concurso se dedica a eleger os melhores estilos de cerveja ao redor do mundo, como os tipos IPA, Stout e Sour. Durante a disputa, mais de 36 jurados que compõe o time liderado pelo crítico da bebida, Pete Brown, degustam cada cerveja às cegas, isso para examinar de forma justa as qualidades de cada uma.

 

 

O diretor da Albanos, Rodrigo Ferraz, diz que o foco na qualidade é uma premissa desde o nascimento da marca. "Nos últimos anos fizemos grandes investimentos na fábrica e na nossa produção e alcançar esse prêmio é um reconhecimento de todo trabalho realizado, estamos muito felizes", comemora. Com a conquista, a cervejaria atinge a marca de 40 premiações, entre medalhas e títulos. 
 

A Albanos

Em 1996, a marca foi a primeira choperia belo-horizontina a receber o prêmio de melhor chope da cidade e repetiu a premiação por mais de 30 vezes. A partir de 2018, a Albanos passou de choperia para cervejaria, com fábrica própria e uma linha de cervejas e chopes especiais. 

 

 

Neste ano, cerca de 45 rótulos foram lançados e 40 premiações conquistadas. Agora, a Albanos inicia uma nova fase, e para isso, anunciou uma série de mudanças. Dentre elas estão: novo design para as garrafas, expansão da fábrica no Jardim Canadá, terceirização da produção em São Paulo e um projeto piloto na nova unidade do Bar do Lopes, na Savassi.

 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos