x
SORTEIO

Saiba como concorrer a uma viagem para a Serra da Canastra comprando queijo

Rota do Queijo de Minas sorteia uma viagem para vivenciar a cultura queijeira na Serra da Canastra

Publicidade
Carregando...

Está se sentindo com sorte? Então, corre para comprar queijo no Mercado Central de Belo Horizonte. Em parceria com os projetos Rota do Queijo de Minas e Jornada do Queijo, o centro de compras está promovendo uma campanha que vai proporcionar uma imersão na cultura queijeira de Minas Gerais. Quem comprar queijos em nove lojas sinalizadas do Mercado da capital até o dia 14 de setembro vai concorrer a uma viagem de experiência para a Serra da Canastra, uma das principais regiões produtoras de queijo do estado. É uma oportunidade para conhecer paisagens únicas e vivenciar a cultura queijeira. 


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Para participar da promoção é simples: basta seguir no Instagram os perfis @rotadoqueijodeminas, @madeinminasgerais, @curadoriadoqueijo e @jornadasdoqueijo e comprar um queijo das fazendas participantes da Rota do Queijo de Minas em lojas sinalizadas do Mercado. Automaticamente, você ganha um cupom e deposita na urna que está disponível no local. O prêmio terá um ganhador e garante uma viagem para duas pessoas, com hospedagem, alimentação e transporte interno inclusos. 


Jordane Macedo é o idealizador do evento

Jordane Macedo é o idealizador do sorteio

Rota do Queijo de Minas/Divulgação

O idealizador do Rota do Queijo de Minas, Jordane Macedo, explica que a ação marca a entrada do projeto no Mercado Central e visa promover principalmente os queijos das regiões da Mantiqueira, com 20 representantes, da Canastra, com 18, e de Araxá, com seis, além de contribuir para o fortalecimento dos circuitos turísticos nesses locais. “Para contribuir ainda mais com a conexão entre produtores e consumidores, nossa campanha também irá promover uma rodada de negócios para apresentar os queijos das fazendas participantes da Rota para os lojistas do empreendimento”, salienta.


O famoso Canastra

Lúcia Oliveira, da “Queijo do Ivair”, diz que o Queijo Canastra ganhou sua popularidade pela boa divulgação da APROCAN (Associação dos Produtores de Queijo Canastra) e do SEBRAE, que rendeu um prêmio a esse tipo de iguaria em 2015, na França. “Foi o primeiro queijo brasileiro a conquistar uma medalha internacional, ganhando uma visibilidade muito grande no mundo inteiro. Nos concursos seguintes, mais produtores enviaram seus queijos, realmente conquistando o paladar dos jurados”, explica.


O legítimo queijo canastra deve ter maturação mínima de 14 dias

O legítimo queijo canastra deve ter maturação mínima de 14 dias

Queijo do Ivair/Divulgação

O Canastra é identificado por ser o “amarelinho” da casca lisa, levemente ácido mas com características únicas de cada propriedade, visto que cada produtor tem o próprio microclima que vai dar o sabor e a textura para cada um. “O legítimo deve ter maturação mínima de 14 dias, estar embalado e rotulado com todas as informações sobre o produto e sua origem, além do órgão que fez a inspeção da queijaria”, conta Lúcia.

Diferenças entre cada região


A especialista em produção queijeira Renata De Paoli explica que a diferença entre os queijos Canastra, Mantiqueira e Araxá é o processo de produção: "O queijo minas artesanal, que a gente chama de QMA, é feito de leite cru, massa crua, pingo e sal (pingo é um fermento natural). O queijo da Mantiqueira é feito de leite cru também, mas a massa é cozida e vai em um soro fermento natural e a salga é na salmoura. Então, basicamente, a diferença entre eles é a tecnologia na produção, além da região". 

O sorteio será realizado ao vivo no Mercado Central no dia 14 de setembro e a viagem do prêmio acontecerá em novembro. A Jornada tem duração de quatro dias e será guiada pela especialista em produção queijeira Renata De Paoli Santos e pelo próprio Jordane Macedo, em São Roque de Minas. A expedição passa por diversas fazendas queijeiras para conhecer cada processo da produção e ainda participar de degustações e eventos de harmonização. 

Confira os estabelecimentos e os queijos participantes:

  • Loja do Itamar: Miguel e GOA
  • Ronaldo Queijos e Cachaça: Miguel e GOA
  • Estação da Canastra: Miguel, Zé Mário e GOA
  • Empório Herança Mineira: Miguel, GOA e Queijo do Ivair
  • Cantim de Formiga: Miguel, Maranata, GOA, Capão Grande e Roça da Cidade
  • Empório Central do Queijo: Miguel, Maranata, GOA e Capão Grande
  • Queijaria do Noé: Miguel
  • Caminho da Roça: GOA e Queijo do Ivair
  • Padaria Du Pain: GOA e Queijo do Ivair

Saiba mais em: https://www.rotadoqueijodeminas.com.br/regulamento

*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino 

Tópicos relacionados:

canastra queijoartesanaldeminas

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay