
Por que BH é conhecida como a capital dos drinques prontos
No cenário de crescimento das bebidas enlatadas, marcas que trazem drinques prontos ganham força entre os consumidores belo-horizontinos
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A Xá de Cana leva apenas três ingredientes: cachaça, caldo de cana e limão, possuindo um teor alcoólico de 7,9%
Ingredientes naturais
Pensando na acessibilidade nos preços, Sthella explica: “Utilizamos ingredientes naturais, como o caldo de cana e o suco de limão, para elevar o nível do drinque e trazer algo com mais sabor, o que reflete na complexidade de produção e no custo do produto vendido.”
Para ela, o grande desafio é informar ao consumidor a relevância e os benefícios do consumo de uma bebida de qualidade e o que tem por trás de todo o processo, uma vez que a Xá de Cana traz um novo conceito para a cachaça.
No ritmo do carnaval

Em 2015, A Equilibrista surgiu inicialmente com o Gingibre, feito de gengibre, limão e gim
Onda fit
Uma das causas do crescimento das bebidas prontas em lata também é a onda fit em que as pessoas passaram a procurar drinques menos calóricos. “A galera começou a entender que, além de refrescantes, eles davam menos vontade de ir ao banheiro do que a cerveja, sendo mais confortável enquanto público de um evento de rua, além de conseguir consumir uma bebida com o teor alcoólico um pouco menor e com menos calorias do que uma cerveja”, explica.
Guilherme esclarece as vantagens do uso da lata, tanto para a indústria quanto para o consumidor: “Uma das maiores taxas de reciclagem que nós temos no país é das latas de alumínio, então optamos por não usar vidro nem plástico desde o início para esse reaproveitamento. Além disso, a lata preserva melhor do que o plástico e ajuda na questão logística e de distribuição, já que é mais fácil e seguro enviar latas para qualquer lugar do mundo do que garrafas de vidro, por exemplo”.
Padrão na lata
Pensando na praticidade, as bebidas prontas podem ser uma solução para bares que se veem com uma fila de espera alta nos momentos de pico, já que facilita no momento de servir os clientes. “Fora que deixa padronizado, o primeiro e o último drinque que a pessoa tomar vão ser iguais”, reflete Drager.

Há dois anos, A Equilibrista fabrica a Rubra, um drinque soft bitter que leva raízes amargas, ervas e laranja
Tendência internacional

A Lambe Lambe se consolidou por fazer as bebidas sem produtos químicos/artificiais e com todos os insumos naturais
Os sócios desenvolvedores da marca, Edson Segundo e Peter Thomas, ambos mestres cervejeiros, conheceram a categoria ‘Hard Seltzer’ no exterior, tipo que se tornou uma febre. Eles enxergaram imenso potencial para a categoria no Brasil.
Logo nos primeiros testes da Lambe Lambe, algumas adaptações foram feitas para adequar o drinque ao paladar nacional. “Somos um dos países que mais exporta frutas para o restante do mundo, temos o hábito de consumir frutas diariamente e entendemos que o sabor da fruta in natura é muito superior a qualquer saborizante, além de agregar qualidade e valor ao produto. A marca se orgulha em ter gosto de Brasil!”, comenta Kalinka.
Estoque de pitaya
Dessa forma, a empresa se consolidou por fazer as bebidas 100% de forma natural, sem produtos químicos/artificiais e com todos os insumos naturais. Um exemplo disso é o sabor de pitaya, maracujá e alecrim, que gera uma reserva de polpa de pitaya anual feita nas safras e deslocada por avião até BH de Belém do Pará. “Valorizamos muito os pequenos produtores e fornecedores locais”, a sócia esclarece.
A Lambe chegou direto nas prateleiras, pois nasceu no início da pandemia. Mas foi no bar próprio que a cultura de consumo se estabeleceu com consistência. “Além disso, os bares funcionam como laboratórios, onde testamos nossos sabores já produzidos com o público”. Kalinka deixa claro que o recente processo de envase é resultado de uma construção feita com os consumidores, que elegeram os sabores campeões de venda que ganharam uma versão em lata.
Além da otimização de tempo de bar, o formato em lata garante um teto máximo de valor para o produto, oferecendo uma previsibilidade de mercado ao consumidor final e principalmente a mobilidade de poder beber o drinque em qualquer lugar. “A diversidade de sabores em lata consegue abraçar os mais diversos recortes, financeiros, etários e de gênero, fatores considerados em pesquisas de mercado”, completa.
Serviço
(31) 99868-8271
A Equilibrista
(31) 98478-4446
@dapraequilibrar
Lambe Lambe
@bebalambelambe
Fermentaria Lambe Lambe
Rua Sergipe, 1437, Savassi
Avenida Olegário Maciel, 742 – 2º andar (Mercado Novo), Centro
Avenida Amazonas, 1049 – loja 58, Centro
Rua São Francisco de Paula, 86A, Centro – Tiradentes