Para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o Festival de História (fHist) apresenta a edição especial "Conexões Ítalo-Brasileiras", de quinta-feira a sábado (28 e 30 de novembro). O Palácio das Artes, em Belo Horizonte, transforma-se em um palco de uma gama de atividades literárias, historiográficas e culturais, incluindo apresentações artísticas e oficinas gastronômicas. Os eventos são gratuitos e com classificação livre para todos os públicos, atraindo jovens e adultos.
Nesta edição, o festival investiga como a imigração italiana em terras mineiras foi muito além do trabalho nas lavouras de café e nos canteiros de obras para erguer BH, capital inaugurada ainda em construção, em 1894, com ajuda de milhares de italianos.
"Assim como os brasileiros, os italianos valorizam e enaltecem fortemente sua cultura, sua gastronomia e suas tradições populares. Portanto, ao compilar essa diversidade de atividades, apreciadas tanto pela Itália quanto pelo Brasil, o fHist deste ano contribui para fortalecer os laços entre os dois povos", avalia Valentino Rizzioli, presidente da Câmara de Comércio Italiana do estado.
Vamos falar de comida
A Feira Gastronômica será realizada na sexta-feira (29/11), das 10h às 21h, e no sábado (30/11), das 9h às 16h, em um espaço montado nos jardins do Palácio das Artes. Enquanto ocorrem mesas de debate, palestras e oficinas, o público poderá degustar iguarias na feira, como tortas, pestos e pães.
A feira é dedicada a produtos italianos de excelência, com marcas mineiras como Mole Antonelliana (confeitaria), Liber Wines (vinhos), Aromi di Toscana (massas, tortas, doces e bebidas) e produtos de Andradas, no Sul de Minas, como queijos, vinhos e doces.
Pizzaiolos italianos
O evento conta com a presença dos pizzaiolos Massimo Buschibi e Simone Piranda, convidados italianos, para a realização de showcooking (apresentação no palco de preparo de pratos italianos com degustação). Os pratos serão revelados na hora, como uma surpresa para o público. Os chefs italianos Angela Daniele e Giuseppe Buschini também participam da ação.
As inscrições para o showcooking serão realizadas na hora. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência para garantir a vaga.
No fHist, também serão ofertadas aulas de gastronomia em parceria com o Senac para os visitantes. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas no local, com 15 minutos de antecedência. A Carreta-Escola do Senac ficará estacionada no Parque Municipal para essa atividade, que reproduz sobre rodas "laboratórios didáticos". Quatro edições do "Saberes e Sabores" estão planejadas.
As aulas exploram o tema "Cozinha italiana e os benefícios da dieta mediterrânea na saúde", falando dos benefícios da dieta mediterrânea para a saúde, integrando a culinária italiana com o tradicional toque mineiro na gastronomia e utilizando produtos locais como insumos principais. Os encontros acontecerão nos dias 29 e 30, sempre às 10h30 e às 14h.
Veja a programação das aulas-show
Sexta-feira, 29
10h30 - Docente: Giovana Beliene
Preparo: Robalo mediterrâneo com tesouros da Amazônia
14h30 - Docente: Eduardo Batista
Preparo: Crostini de creme de feijão e salada fresca
Sábado, 30
10h30 - Docente: Eduardo Batista
Preparo: Cuscuz com legumes de lá e cá
11h30 - Show Cooking: Chef Simone Pranda
Participação especial de Rafael Teixeira de Mattos, nutricionista do Senac
14h30 - Docente: Giuseppe Gerundino
Preparo ainda não divulgado
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
SERVIÇO
Festival de História (fHist) — Conexões Ítalo-Brasileiras
28/11 (quinta-feira) a 30/11 (sábado)
Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro
A entrada e as atividades são gratuitas
A programação completa está disponível neste link
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino